Meruoca recebe Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental

4 de maio de 2009 - 10:32

04/05/2009 – SEMACE/ASCOM

No período de 28 a 30 de abril, a cidade de Meruoca recebeu uma equipe técnica da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a realização de um Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, atendendo à solicitação da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude do município.

O curso, ministrado pelas técnicas Mara Lopes e Regina Coeli, contou com a participação de 40 pessoas. Várias autoridades locais fizeram parte da turma, como por exemplo o vice-prefeito, o secretário municipal de turismo e meio ambiente, vereadores e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. Além desses, catadores, condutores de turismos, diretoras de bibliotecas e escolas, servidores públicos, representantes de construtoras e ONGs completaram o grupo .

O município está passando por um momento de transição e de reflexão no que diz respeito à matéria ambiental, tendo como principal foco, a criação da Unidade de Conservação – Área de Proteção Ambiental da Meruoca, o que vem causando bastante interesse pelo assunto e também muitas dúvidas da comunidade.

Os questionamentos mais freqüentes são de como se comportar perante a nova iniciativa, quais serão as providências a sevem tomadas, as vantagens e desvantagens da APA para o município. A pergunta principal é como a comunidade local deverá acompanhar o processo de implantação da unidade de conservação e quais são os requisitos e observações legais.