Semace intensifica ações de educação ambiental no Icaraí e Barra do Ceará

9 de fevereiro de 2009 - 14:07

09/02/2009 – SEMACE/ASCOM

Na manhã deste domingo, 08 de fevereiro, quatro equipes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente estiveram desenvolvendo ações de educação ambiental junto aos frequentadores das praias do Icaraí, em Caucaia e Barra do Ceará, em Fortaleza.

As atividades, que fazem parte do Projeto Praia Limpa, uma iniciativa da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), tiveram como objetivo promover a distribuição de folderes educativos com informações relacionadas aos cuidados que se deve ter com a natureza, em especial as praias.

Houve ainda a distribuição de sacolas veiculares para acondicionamento de lixo e protetor solar para carros. Esse tipo de trabalho realizado pela Semace tem sido muito importante já que vem contribuindo para melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, principalmente as faixas de areia que muitas vezes são prejudicadas pela disposição inadequada do lixo.

O Projeto Praia Limpa também visa fortalecer a formação de uma consciência ecológica entre banhistas e pessoas que trabalham nestas áreas. Graças a iniciativas como essa já é possível perceber que muita gente, que já teve acesso aos folderes educativos da Semace, hoje exerce a função de protetor do meio ambiente orientando outras pessoas a não jogar lixo na areia. Ou seja, se transformaram em multiplicadores dessas informações.

“Eu venho à praia da Barra do Ceará quase todos os domingos, quando vejo alguém jogar uma garrafa de água mineral, por exemplo, na areia fico indignada. Eu peço para que a pessoa não faça isso e procure uma lixeira. Eu estou fazendo a minha parte e acho muito bom”, disse Ana Araújo, comerciária que reside no bairro Monte Castelo, em Fortaleza.