Semace realiza palestra sobre Gestão Ambiental em Jaguaruana

2 de fevereiro de 2009 - 14:04

02/02/2009 – SEMACE/ASCOM

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou palestra com o tema “Gestão Ambiental”, na Câmara Municipal do município de Jaguaruana, com um público alvo bastante diversificado, entre eles a primeira-dama do município, vereadores, secretários e comerciantes locais.

Na ocasião, as técnicas da Codam, Regina Coeli e Mara Lopes, fizeram uma apresentação na sexta-feira, 30, destacando a importância da participação popular na construção de uma gestão ambiental atuante, sustentável e democrática.

Já no sábado, 31, as técnicas seguiram para o pólo de lazer local objetivando a realização de campanha educativa que visou a sensibilização dos banhistas e barraqueiros. Em cada barraca foi realizada uma abordagem junto aos freqüentadores explicitando os cuidados com o meio ambiente e quais os visíveis impactos ambientais daquele local.

O trabalho foi executado em parceria com a equipe da Prefeitura Municipal de Jaguaruana, através das secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente. Na ocasião, foram distribuídas sacolas plásticas e veiculares para a disposição correta do lixo.

Ficou acordado com o município a realização de capacitação com os mais diversos segmentos, objetivando sensibilizar e incentivar o público alvo às práticas da educação ambiental, estimulando a incorporação de conceitos e ações educativas voltadas para preservação, sustentabilidade, cultura, cidadania e informação pública que visem o fortalecimento dos sujeitos, o que implica que estas sejam baseadas em princípios democráticos e nos desejos e conhecimentos daqueles que compartilharem das capacitações.

Os principais problemas encontrados no município foram desmatamento, queimadas, lavagem de roupas e de animais à beira de recursos hídricos, bem como o lançamento de resíduos sólidos e esgotos comercias, comprometendo a qualidade da água.