Semace colabora com a quebra do recorde mundial de plantio de mudas

22 de dezembro de 2008 - 14:54

22/12/2008 – SEMACE/ASCOM

Na manhã do dia 20 de dezembro, sábado, 4,5 mil voluntários se dividiram entre o Condomínio Espiritual Esperança da Fazenda Uirapuru e o Campus do Itaperi, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. Na ocasião, foram plantadas 65 mil mudas de diversas espécies nativas e frutíferas.

O evento fazia parte da programação do Ceará Natal de Luz, da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), que contou com o apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Grupo Desbravadores da Igreja Adventista, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Uece e Correios.

Os voluntários levaram apenas 23 minutos e 30 segundos para plantarem as 65 mil mudas, quebrando o atual recorde mundial, que pertencia às cidades de Itú e Piracicaba, no interior de São Paulo, com o plantio de 30 mil e 50 mil mudas respectivamente.

Após tornarem-se adultas, as árvores deverão neutralizar aproximadamente três toneladas de carbono por ano. Para isso, agrônomos acompanharam o crescimento correto das mudas.

O recorde será oficializado com provas documentais e presenciais, que foram colhidas por Sbetai Calderoni, presidente do Instituto Brasil Ambiente e consultor da Organização das Nações Unidas(ONU); pelo pesquisador Albert Gradvohl, e pelo representante da Rank Brasil, Luciano Cadari.