Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas movimenta Pacoti

10 de dezembro de 2008 - 14:51

10/12/2008 – SEMACE/ASCOM

Uma equipe de técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve no último dia 06 de dezembro no município de Pacoti, na região do Maciço de Baturité, para promover ações alusivas ao Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas.

A programação da data, elaborada pela Semace anualmente como forma de desenvolver uma campanha educativa junto a população cearense para esclarecer diversas questões ambientais, entre elas, a preservação dos recursos hídricos, aconteceu simultaneamente em várias regiões do Estado.

No caso específico de Pacoti o trabalho, que contou com a participação de alunos de escolas públicas, foi iniciado na sede do escritório da Semace onde foi servido um café da manhã para todos os participantes. Os alunos foram orientados, inicialmente, sobre como fazer a coleta do lixo durante o dia de limpeza e como ter a consciência necessária para não agredir o meio ambiente.

Em seguida, houve distribuição de luvas de borracha e sacos plásticos. Divididos em grupos, técnicos e alunos percorreram o leito do rio Pacoti fazendo a coleta do lixo que era encontrado nas margens ao mesmo tempo que orientavam moradores sobre o perigo de se jogar lixo na natureza.

A dona de casa Maria das Graças Uchoa, que reside bem próximo do rio Pacoti, se mostrou muito satisfeita em ver a ação promovida pela Semace. “É muito bom ver que o lixo está sendo retirado e as pessoas conscientizadas. É uma forma de se evitar doenças. Eu tenho saudades da época em que o rio era limpo. Eu mesmo tomei muito banho aqui perto de casa. Hoje, está tudo muito sujo. Por isso todo trabalho de limpeza é sempre bem vindo”, enfatizou dona Maria das Graças.

Segundo a gerente da Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, Carmem Silvia Cornélio, esse tipo de trabalho não se resume apenas ao Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas já que a Semace mantém uma parceria com as prefeituras municipais da região que garante ações ainda mais efetivas.

Nemésio Paulo, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Pacoti, vai mais além. Para ele, a parceria com a Semace tem conseguido resultados bem positivos, como por exemplo, a consciência de diversos moradores que residem às margens de recursos hídricos. “Hoje, muita gente evita jogar o lixo no rio porque sabe que provoca uma série de doenças. Prefere guardar na frente de casa e esperar pela coleta”, disse Nemésio.

Essa consciência pôde ser percebida entre os diversos participantes da ação de limpeza. Celis Ribeiro, estudante de apenas 13 anos, ficou muito entusiasmada em poder participar de uma atividade que ela considerou de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. “Agora, toda ação desse tipo eu vou fazer questão de participar. É uma forma de dar a minha contribuição”, enalteceu Celis. Todo o material recolhido pelos grupos foi pesado e encaminhado para o aterro sanitário da Região do Maciço.