Programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas tem início no Parque Ecológico do Rio Cocó

1 de dezembro de 2008 - 14:42

01/12/2008 – SEMACE/ASCOM

Foi aberta no último sábado, 29, a programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Comemorado sempre no último final de semana do mês de novembro, a campanha é uma ação educativa que trabalha junto à população questões de educação ambiental, tendo como foco a preservação dos recursos hídricos, enfatizando a questão da disposição final do lixo.

A solenidade de abertura aconteceu no Parque Ecológico do Rio Cocó, às 8 horas, em Fortaleza. Na ocasião, foram tocados os hinos do Brasil e do Ceará. Representantes do projeto Saúde, Bombeiro e Sociedade marcaram presença, bem como grupos de escoteiros. O comediante Zebrinha fez uma apresentação, onde misturou humor com educação ambiental.

Concomitantemente foi realizada uma coleta seletiva no entorno do rio Cocó, que contou com a participação de crianças do Projeto Guardiões Mirins, membros da Associação Comunitária de Habitação Popular da Aerolândia e do Projeto Vida Ativa. A parte escolhida para ser feito o trabalho foi em função do alto índice de degradação e pela falta de consciência ecológica da população local.

Já no domingo, 30, equipes da Semace, com o apoio de moradores dos diversos municípios participantes, fizeram uma coleta seletiva nos recursos hídricos mais importantes e poluídos de cada região e, no litoral, uma edição do Praia Limpa. Os locais escolhidos foram: Aracati – Canoa Quebrada; Caucaia – Apa do Lagamar do Cauípe; Ipú – Apa da Bica do Ipú; Paraipaba – praia da Lagoinha; e Maracanaú – Lagoa de Maracanaú.

A programação terá continuidade no próximo domingo, 6 de dezembro, nos seguintes municípios: Aquiraz – Apa do rio Pacoti (Foz do rio) Cofeco/ Mangabeira; Jijoca de Jericoacoara – praia de Jericoacoara e Apa da Lagoa de Jijoca; Pacoti – Apa da Serra de Baturité; São Gonçalo do Amarante – Apa do Pecém e Estação Ecológica; Guaiúba – rio Guaiúba; Fortaleza – Apa do rio Ceará; Crato – Parque Estadual do Sítio Fundão.