SEMACE divulga programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas

25 de novembro de 2008 - 16:40

25/11/2008 – SEMACE/ASCOM

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), promoverá, no período de 29 de novembro a 06 de dezembro, a campanha do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, comemorado no último final de semana do mês de novembro. O evento é uma ação educativa que trabalha junto à população questões de educação ambiental, tendo como foco a preservação dos recursos hídricos, enfatizando a questão da disposição final do lixo.

A disposição inadequada do lixo talvez seja um dos mais graves problemas da sociedade moderna. O acúmulo de materiais não degradáveis e a pressão exercida pelo contínuo despejo, mostram a necessidade do assunto ser tratado com seriedade. Então, o Dia Nacional de Limpeza de Rios, lagos e Lagoas é uma excelente oportunidade para o Governo e sociedade interagirem por um bem comum, que é a limpeza dos seus recursos hídricos e a certeza que mesmo o Brasil, possuidor de boa parte da água doce e potável do planeta, terá sérios problemas a respeito desse sagrado e essencial líquido se não passarmos por um sério processo de educação ambiental.

A SEMACE gerencia vinte e duas unidades de conservação e acredita na importância de trabalhar com cada cidadão, dentro destas unidades, pois chegou à hora de repensar o papel que a sociedade precisa desempenhar para salvar o ambiente em que vive.

Pela dificuldade de manejo e alto custo de manutenção, o lixo compromete diretamente o meio ambiente, causando a poluição do solo, ar e recursos hídricos, afetando, inclusive, a condição sanitária da população.

A partir de uma ação inovadora, o Governo do Estado do Ceará instituiu o ICMS Ambiental, que redistribui 2% em função do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente de cada município, formado por indicadores de boa gestão ambiental, tendo como critério a destinação final adequada dos seus resíduos, por meio do Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos.Desta forma, espera-se que a grande maioria dos municípios cearenses tenha seus aterros sanitários devidamente licenciados até 2010.

Nesse contexto, trabalham-se a questão da coleta seletiva do lixo nas praias, rios, lagos e lagoas que estão inseridas, ou próximas, às unidades de conservação, considerando em conjunto seus diversos aspectos, como por exemplo: a coleta do lixo; a sua disposição final e os eventuais danos ecológicos; a questão social representada pelos “catadores” e a questão sanitária. Na maioria dos municípios cearenses, além de o serviço de coleta ser insuficiente, o destino final do lixo é inadequado.

Programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas

DIA: 29/11/2008

ABERTURA OFICIAL
LOCAL: Parque Ecológico do Rio Cocó
HORÁRIO: 8 horas
MUNICÍPIO: Fortaleza

PROGRAMAÇÃO:
– Solenidade de Abertura Oficial
– Hino do Brasil e do Ceará
– Projeto de Saúde, Bombeiro e Sociedade.
– Apresentação Artística
– Coleta Seletiva no entorno do Rio Cocó
– Blitz educativa no cruzamento da Av. Washington Soares/Padre Antonio Tomaz
– Café Tropical

PROGRAMAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

Blitze educativas, palestras, divulgação da programação nas rádios locais, apresentações artísticas, limpeza e coleta seletiva.

DIA 30 DE NOVEMBRO

Horário -8 horas
Aracati – Canoa Quebrada; Caucaia – APA do Lagamar do Cauípe ; Ipú – APA da Bica do Ipú; Paraipaba – Praia da Lagoinha; Maracanaú – Lagoa de Maracanaú.

DIA 06 DE DEZEMBRO

Horário -8 horas
Aquiraz – APA do rio Pacoti (Foz do rio) Cofeco/Mangabeira; Jijoca de Jericoacoara – Praia de Jericoacoara e APA da Lagoa de Jijoca; Pacoti – APA da Serra de Baturité; São Gonçalo do Amarante – APA do Pecém e Estação Ecológica; Guiaúba – Rio Guaiúba; Fortaleza – APA do Rio Ceará; Crato – Parque Estadual do Sítio Fundão.