Fórum Ambiental fala sobre Tecnologia Siderúrgica

17 de novembro de 2008 - 16:06

17/11/2008 – SEMACE/ASCOM

Com a temática Tecnologia Siderúrgica do Pecém, foi realizado na manhã desta segunda-feira, 17, mais uma edição do Fórum Ambiental, promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), no Auditório Régia Nântua. O palestrante foi o Dr. Pedro Braga, coordenador do projeto da Companhia Siderúrgica do Pecém.

Na ocasião, Pedro Braga falou especificamente de dois processos utilizados em uma siderúrgica, a sinterização e o alto-forno. A primeira trata-se de uma unidade responsável por preparar o minério de ferro fino para o carregamento do alto-forno. Cada etapa foi explicada até chegar a parte da britagem, onde o sinter é triturado em, no máximo, 200 mm e separado o que vai para o alto-forno do que voltará para a sinterização. O tempo estimado é de 40 minutos para a conclusão dessa atividade.

O segundo processo abordado refere-se ao alto-forno, uma unidade encarregada pela redução de óxido de ferro contido no minério, transformando-o em ferro-gusa. Novamente, o coordenador relatou o fluxograma de todas as etapas, que duravam aproximadamente oito horas.

Pedro Braga ressaltou que todos os procedimentos respeitavam a natureza. “Todas essas atividades estão dentro dos padrões exigidos e permitidos pela legislação ambiental vigente no Brasil”, disse.

Participaram do evento coordenadores, técnicos e estagiários da Semace. O Fórum Ambiental acontece todas as segundas-feiras, pela manhã, no Auditório Régia Nântua, na sede da Semace, em Fortaleza.