Realizado curso sobre Resíduos Perigosos

29 de outubro de 2008 - 16:52

29/10/2008 – SEMACE/ASCOM

Foi realizado no auditório José Flávio Costa Lima, na sede da FIEC, em Fortaleza, no período de 22 a 24 de outubro, uma capacitação sobre “Resíduos Perigosos”, onde três mini-cursos foram ministrados. O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), através do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Meio Ambiente (Numa).

Na ocasião, o superintendente da Semace, Herbert de Vasconcelos Rocha, deu início à solenidade de abertura. A mesa diretora foi composta, ainda, por Renato Lima Aragão (FIEC), os técnicos do MMA, Tânia Mascarenhas Pinto e João Pedro Melo, além do engenheiro mecânico Carlos Alexandre Thalheimer, que ministrou o mini-curso sobre “Gestão de Óleo Lubrificante Automotivo Usado”. Os engenheiros químicos Luiz Alberto Bertotto e Maria Julieta Biermann, ministraram os mini-cursos de “Gestão de Resíduos em Tratamento de Superfície – Decapagem Ácida” e “Gestão de Fluidos de Usinagem”, respectivamente.

Os cursos obtiveram pleno êxito, com a participação de aproximadamente 300 pessoas, e tiveram como objetivo capacitar técnicos dos órgãos ambientais, funcionários de indústrias, oficinas e demais instituições, que lidem diretamente com óleo lubrificante automotivo usado, gestão de fluídos de corte de usinagem e tratamento de superfície – etapa de decapagem ácida, para a minimização desses resíduos sólidos, inclusive a reciclagem, o tratamento e a disposição final, identificando as opções legais disponíveis para o gerenciamento ambiental adequado.