Tratamento de água no Ceará é debatido no IX Fórum Ambiental

2 de setembro de 2008 - 08:15

02/09/2008 – SEMACE/ASCOM

O IX Fórum Ambiental foi realizado na manhã desta segunda-feira, 01, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no município de Fortaleza, com a temática “Projeto piloto de tratamento de água produzida para fins agrícolas no campo da Fazenda Belém”. O palestrante foi Oswaldo de Aquino, técnico da Petrobrás.

O projeto tem como objetivo reduzir o impacto negativo na produção de petróleo devido a injeção de água produzida em volumes elevados no reservatório, por não haver outro destino para a mesma, dar utilização nobre à água produzida (uso agrícola) na Fazenda Belém e futuramente em outros campos de produção de petróleo, além de avaliar efeitos da irrigação com água produzida na germinação, crescimento e produção de flores ornamentais e oleaginosas, no solo e na água subterrânea.

Segundo Oswaldo de Aquino, existem quatro campos de abrangência no projeto. O social, ambiental, segurança e econômico. Para ele, o programa visa diminuir a captação de água doce, devido o baixo índice pluviométrico da região, incluir o aproveitamento da água produzida no Plano Estratégico da Petrobrás e aumentar a produção no campo da Fazenda Belém.

O projeto será desenvolvido em duas fases no assentamento Zumbi dos Palmares, onde vivem cerca de 70 famílias. Na primeira, prevista para ter início no primeiro trimestre de 2009, serão utilizados quatro hectares para a produção agrícola, com o tratamento e utilização de 50 m³/dia de água produzida para irrigação de quatro espécies: duas ornamentais (Ananas bracteatus e Helianthus sp) e duas oleaginosas (Helianthus annus e Ricinus comunnis). Já a segunda, com previsão para o final de 2009, terá o tratamento e utilização de 2000 m³/dia de água produzida para irrigação de culturas não consumíveis.

Todo esse processo, desenvolvido no Estado do Ceará, tem a preocupação em avaliar a saúde de quem trabalha em contato com a água, o solo, o sub-solo, a toxidade da água em animais como camundongos, abelhas, minhocas e peixes.

Oswaldo de Aquino ainda relatou uma viagem feita aos Estados Unidos para conhecer a parceria entre a Chevron e o distrito de Cawelo na utilização da água produzida na irrigação de frutas, cereais e legumes, bem como trocar experiências, conhecer equipamentos e novas tecnologias para a utilização em irrigação de plantas não comestíveis.