“Árvores Exóticas Invasoras” são debatidas no Fórum Ambiental

18 de agosto de 2008 - 17:24

18/08/2008 – SEMACE/ASCOM

Em mais um Fórum Ambiental, realizado na manhã dessa segunda-feira, 18, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, o técnico Pedro Henriques falou sobre a temática “Árvores Exóticas Invasoras”. Estiveram presentes técnicos e coordenadores do órgão.

Na ocasião, o público pôde assistir ao filme “Trabalhando pela água”, que apresenta uma experiência desenvolvida na África do Sul, sobre o assunto. O conteúdo do vídeo mostrava o trabalho de combate às árvores exóticas invasoras na região do rio Cabo. E os efeitos prejudiciais ao meio ambiente e à população.

Foi possível perceber os diversos problemas ocasionados em decorrência da ação de espécies de outros ecossistemas. Como por exemplo, a falta de água nos rios, tanto para os peixes, quanto para a população e outros animais, o sufocamento de vegetações nativas, dentre outros.

Mas, equipes formadas por moradores locais trabalhavam incessantemente na mitigação dos efeitos e crescimento das árvores invasoras. Todos os dias eles atuavam em áreas específicas, cortando e passando herbicidas, para que não voltassem a nascer.

Após o filme, foi realizado um debate voltado para o nosso cenário. Técnicos citaram locais que poderão ser desenvolvidos trabalhos desse tipo, como é o caso do Parque Estadual do rio Cocó, onde será realizado um levantamento de quais espécies invasoras estão presentes, para serem tomadas as devidas providências.

Em seguida, alguns tipos foram mencionados pelo fato de se encontrar facilmente em nosso Estado e não ter um controle de sua plantação. São eles: Algaroba, Nim Indiano, Sombreiro e Fícus.

Ao final, Pedro Henriques ressaltou a importância do Fórum Ambiental para a Semace, e agradeceu Sílvia Ziller, da The Nature Conservancy (TNC), por ter emprestado o filme “Trabalhando pela água”.