Semace participa da VII Semana de Valorização da Vida

11 de agosto de 2008 - 17:22

11/08/2008 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), participou nos dias 6 e 7 de agosto, da VII Semana de Valorização da Vida. O evento aconteceu no Lar da Criança Domingos Sávio, no município de Fortaleza, bairro Vila União.

As técnicas da Codam, Maria Eulália Aragão e Ticianne Araripe, realizaram uma palestra sobre Educação Ambiental, dando ênfase a questão do acondicionamento correto do lixo, onde foi destacada a Política Estadual de Resíduos Sólidos nº 13.103, de 24 de janeiro de 2001, tendo como objetivos: proteger a saúde pública; preservar a qualidade do meio ambiente; assegurar a utilização adequada dos recursos naturais; e fomentar o consumo de produtos constituídos total ou parcialmente de material reciclado.

Durante a palestra educativa foi disseminado o que fazer com o lixo, tipo de tratamento correto dos resíduos e a importância da coleta seletiva, como na diminuição da exploração de recursos naturais, redução do consumo de energia e contribuição para a não poluição do solo, água e ar.

Ao final da palestra sobre resíduos sólidos, foi feito uma demonstração da reciclagem de papel de forma artesanal, fomentando nas crianças e adolescentes presentes a importância da coleta seletiva e da reciclagem.

Um outro momento especial foi junto às crianças, onde as mesmas puderam assistir a apresentação de fantoches com os personagens Nátaly e Petrúcio, manuseados por Mara Lopes. No diálogo, foram debatidos temas como desperdício de água, maus tratos com os animais, poluição de lagoas com a questão do lixo, desmatamento e queimadas.