Fórum Ambiental recebe palestrantes do Ibama de Brasília

21 de julho de 2008 - 08:09

21/07/2008 – SEMACE/ASCOM

Como parte da programação do Fórum Ambiental promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), foram realizadas na manhã desta segunda-feira, 21 de julho, duas palestras no auditório Régia Nãntua.

O superintendente da Semace, Herbert de Vasconcelos Rocha, abriu os trabalhos do fórum agradecendo a presença de todos e anunciou a participação das técnicas do Ibama do Distrito Federal, Adiraci Oliveira de Almeida e Sabrina Rodrigues da Silva, convidadas para serem as palestrantes desta segunda-feira.

Adiraci Oliveira falou sobre um assunto bastante atual e que hoje é de interesse do mundo inteiro, “As mudanças climáticas”. A representante do Ibama destacou as consequências negativas que esse fator vem ocasionando ao planeta e de como o homem, considerado o maior culpado por isso, pode fazer para reverter a atual situação.

“O Ibama viabilizou a participação dos órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) para juntos trabalharmos a consciência das comunidades urbana e rural em vários Estados. A idéia é fazer com que todos dêem a sua contribuição. A Semace, ao promover esse tipo de iniciativa, está de parabéns”, enfatizou Adiraci Oliveira.

Sabrina Rodrigues, a segunda palestrante do Fórum Ambiental, abordou o tema, “Técnicas alternativas ao uso do fogo”. O objetivo foi mostrar que as queimadas são altamente prejudiciais ao meio ambiente e que hoje já existem diversas outras técnicas que podem perfeitamente substituir o uso do fogo.

A programação do Fórum Ambiental reuniu, além das duas palestrantes de Brasília, servidores da Semace, do Conpam, do Ibama de Fortaleza e policiais da Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA).