Palestra do Superintendente da Semace abre Fórum Ambiental

14 de julho de 2008 - 14:49

14/07/2008 – SEMACE/ASCOM

O Superintendente da Semace, Herbert de Vasconcelos Rocha, abriu na manhã desta segunda-feira, 14 de junho, a programação do Fórum Ambiental, promovido pela Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental.

Tendo a participação da técnica, Janete Koch, a palestra serviu para repassar aos servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente o conhecimento adquirido durante uma visita feita recentemente por Herbert Rocha e Jeanete Koch a Empresas Termoelétricas instaladas na Europa.

O objetivo dessa visita foi conhecer de perto as tecnologias utilizadas por empreendimentos europeus que tem o carvão como fonte de energia, a mesma fonte que deverá ser utilizada por empresas que pretendem se instalar no Complexo do Pecém.

Herbert Rocha e Jeanete Koch falaram sobre a exploração e a mineração do carvão, beneficiamento, transporte, armazenamento e queima do produto e os impactos ambientais dessa moderna tecnologia de geração de energia.

A idéia foi mostrar aos servidores da Semace como é desenvolvido todo o processo de uma termoelétrica movida à carvão que funciona dentro de rigorosos padrões de controle ambiental.

A palestra fez parte de um Fórum Ambiental que tem a finalidade de ser um espaço para contribuir com idéias que possibilitem a construção do planejamento das ações ambientais e também promover o despertar da sensibilidade e da consciência crítica, fundamental à compreensão da necessidade de uma gestão socioambiental compartilhada.

O próximo assunto a ser abordado durante o fórum é, “Mudanças Climáticas Globais, Queimadas e Elementos Florestais”. O assunto terá como palestrantes representantes do Ibama do Distrito Federal. A palestra acontece na manhã da próxima segunda-feira, dia 21 de julho.