Loteamento com conceito de cidade inteligente tem projeto e estudo ambiental apresentados

21 de novembro de 2016 - 16:09

Seg, 21 de novembro de 2016, 16h05

DSC06811 A comunidade do distrito de Croatá, no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, teve acesso hoje (21) ao projeto e estudo ambiental do loteamento Laguna Ecopark, do empreendimento Planet Smart City, que traz o conceito de uma cidade inteligente. O momento ocorreu em virtude da audiência pública decorrente do processo de licenciamento ambiental, que está em fase de desenvolvimento na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O empreendimento em questão é de interesse da Empresa S.G. Desenvolvimento Urbanístico e Imobiliário Ltda. Seu terreno, de 240,55 hectares, está localizado na Rodovia CE 341, km 01. De acordo com a arquiteta Antonella Marzi, responsável pelo projeto, o local contará com lotes residenciais e industriais. Porém, a ideia é permitir apenas emDSC06804presas com pequeno potencial poluidor.

No projeto apresentado, a vias receberão 500.000 m² de piso intertravado para reduzir o calor, 30 km de ciclovias e 50 km de rede elétrica e de água e esgoto. Outro diferencial está nas calçadas, que serão 100% acessíveis. O loteamento será cercado por um cinturão verde e possuirá áreas arborizadas.

Representando a consultoria responsável pela elaboração do estudo ambiental, Jeanete Cokh apresentou um resumo das características física, biótica e socioeconômica da área pleiteada pelo empreendimento para se instalar. Além disso, citou medidas mitigadoras para os impactos gerados pela implantação de um projeto desse porte, bem como planos e programas de controle e monitoramento ambiental.

O diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, disse que o momento da audiência pública é importante para a população observar bem e dirimir suas dúvidas quanto ao projeto e ao licenciamento ambiental. Mendes ainda ressaltou que os técnicos da autarquia responsáveis pela análise do estudo ambiental do empreendimento estavam presentes para ouvir os anseios da comunidade e levar em consideração os questionamentos pertinentes na finalização do parecer técnico.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov