Ações de convivência com a seca no Ceará são apresentadas ao Coema

4 de novembro de 2016 - 10:09

Sex, 4 de novembro de 2016, 10h10

O secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, participou nesta quinta-feira (3) da 246ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). O titular da pasta apresentou ao colegiado o quadro atual do estado com relação ao armazenamento de água e as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo para amenizar os efeitos do quinto ano consecutivo de chuvas abaixo da média.

Segundo Teixeira, no final de outubro, os reservatórios cearenses estavam com apenas 8,1% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 18 bilhões de metros cúbicos de água. Em virtude do atual cenário, o secretário informou que o Estado já perfurou mais de 2.300 poços, construiu 800 km de adutoras de engate rápido, adquiriu 19 comboios para a perfuração de poços, contratou carros-pipas para o abastecimento da população em áreas urbanas, elaborou sistemas de reúso, entre outras ações.

Outra medida que vem sendo adotada pelo poder público é a redução da oferta de água para a Cagece e ao setor agrícola. “Nós liberávamos 9,3 metros cúbicos por segundo para a Cagece. Hoje, ofertamos apenas 8,2. Já para a irrigação, responsável por consumir entre 60 e 70% da água no estado, baixamos de 20 m³/s em 2014 para 5,5 no momento”, informou Teixeira. Há, também, a taxa de contingência implantada em Fortaleza e Região Metropolitana, que iniciou com 10% e já está em 20%.

O secretário de Meio Ambiente e presidente do Coema, Artur Bruno, ressaltou o investimento que vem sendo feito pelo governador Camilo Santana na área, o que tem tornado o estado em referência nacional na convivência com a seca. “Hoje, o Ceará está recebendo visitas de representantes de outros estados para conhecerem o que estamos fazendo para enfrentar os problemas ocasionados pela estiagem”, relatou Bruno, que se mostrou muito satisfeito e agradecido com as explanações feitas por Francisco Teixeira.

A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), situada no Centro Administrativo Governador Vigílio Távora, em Fortaleza, e contou com uma boa presença de conselheiros e de representantes de vários setores produtivos. O Coema é formado por 35 instituições divididas entre a esfera pública, universidades, organizações da sociedade civil, entidades de classe de profissionais de nível superior e do movimento ambiental.

A presidência do Coema é exercida pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur bruno, cabendo ao titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo, exercer a secretaria-executiva do Conselho, bem como substituir o presidente em casos de ausência.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov