Os Monólitos de Quixadá recebem fiscalização de Conpam e Semace

10 de junho de 2014 - 16:07

10/06/2014

Nos dias 06 e 07, o Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá recebeu fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com participação do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Além da ação, foi realizado trabalho de educação ambiental nos locais visitados. Na ocasião, houve notificação e embargo de construção multifamiliar sem o licenciamento ambiental – que estava inserida na Unidade de Conservação ou na zona de amortecimento.
A ação teve participação dos fiscais ambientais Leonardo Borralho e Eliê Regina Marques, além da orientadora de célula da unidade de conservação, Luzilene Saboia. As atividades, inspeções técnicas e monitoramento dos monólitos vão continua nos próximos meses.  Para denunciar irregularidades, a população deve ligar para o Disque Natureza no 0800 275.2233.

Saiba mais sobre Os Monólitos de Quixadá

A unidade de conservação foi criada pelo Decreto Estadual N° 26.805, de 25 de outubro 2002, de Proteção Integral do tipo Monumento Natural. Segundo o decreto de criação, são proibidas as seguintes atividades:
Retirada ou desmonte dos campos de inselbergs, das formações rochosas, bem como a implantação de equipamentos em suas estruturas naturais;
Realização de obras civis, de terraplenagem e a abertura de estradas, bem como sua manutenção, quando essas iniciativas importarem em sensíveis alterações das condições ecológicas dos campos de inselbergs;
Marcação, gravura ou qualquer alteração da formação natural dos monólitos;
Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental.
(Marcação feita e verificada durante fiscalização. Pinturas são proibidas na UC)

Informações da Assessoria de Comunicação do Conpam