Semace participa da 3ª oficina do plano de educação ambiental da bacia hidrográfica do Curu

23 de abril de 2024 - 16:51

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto

O Comitê da Bacia do Curu (CBHC) realizou, nesta terça-feira (23), a 3ª Oficina do Plano de Educação Ambiental da região hidrográfica, em Itapajé. O enfoque foi na região do Médio Curu e contou com a presença de representantes de prefeituras, câmaras, secretarias e sindicatos dos municípios de Irauçuba, Itapajé, São Luís do Curu e Umirim.

Durante o evento, a servidora da Semace, Iole Santiago, que integra o CBHC e a Câmara Técnica de Meio Ambiente, conduziu o momento ao lado de Camila Sousa da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e Jizolda Evangelista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pentecoste.

“Ao todo, estão previstas quatro oficinas, sendo esta a penúltima. Os representantes dos quatro municípios pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Curu foram ouvidos, e a câmara técnica encaminhará as demandas ao comitê para discutir em conjunto as melhores soluções”, explica Iole.

Num segundo momento, os participantes foram divididos em grupos por município, onde cada grupo compartilhou as ações realizadas sobre o tema, os principais desafios, possíveis soluções e quem seriam os responsáveis por implementá-las.

As contribuições serão consideradas na formulação do Plano de Educação Ambiental, conforme o Plano de Recursos Hídricos do Curu. A última oficina está programada para maio, em Paracuru.