Semace representa Abema em oficina do MMA na capital federal

7 de fevereiro de 2025 - 10:43

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) representou a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) na 1ª Oficina de Transparência e Monitoramento do Plano Clima e outras Políticas Climáticas brasileiras. O evento aconteceu em Brasília, nesta quarta-feira (05) e foi promovido pela Secretaria Nacional de Mudança do Clima, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Representando a associação, participaram a gestora ambiental da Semace, Magda Marinho, e o analista de sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Márcio Erlich. Ambos fazem parte da Câmara Técnica do Clima da Abema e foram convidados para falar sobre o Roadmapp da Abema, uma plataforma que agrega dados climáticos dos 26 estados e Distrito Federal.

Magda destacou a importância de colaborar com o tema durante a oficina “Poder colaborar com a elaboração de um sistema de monitoramento para o Plano Clima, é uma forma de contribuir com a execução do Plano e garantir que as ações climáticas dos estados serão consideradas no mesmo.” concluiu.

O evento teve como objetivo a troca de experiências e informações no âmbito Climático que serão utilizadas pelo MMA no desenvolvimento do sistema de Transparência e Monitoramento do Plano Clima, e contou com a participação de diversos atores do setor público e da sociedade civil, como o MCTI, Instituto Clima e Sociedade, BID, PNUMA, WayCarbon, Casa Civil da Presidência da República, dentre outros.

A Abema reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental, da qual a Semace faz parte.