Semace preside audiências do licenciamento ambiental de três parques eólicos

27 de agosto de 2013 - 16:42

27/08/2013

Três parques eólicos terão suas audiências públicas referente ao licenciamento ambiental realizadas nos próximos dias 28 e 29, nos municípios de Barroquinha, Acaraú e Itarema. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por ser o órgão ambiental licenciador, é a responsável em presidir as reuniões.

Em cada audiência, o público presente terá acesso aos detalhes do projeto e do estudo ambiental elaborado para o respectivo empreendimento. Além disso, qualquer cidadão poderá tirar sua dúvida, bem como fazer alguma sugestão, já que uma equipe multidisciplinar da Semace envolvida na elaboração dos pareceres técnicos estará presente coletando as informações relevantes para a finalização dos documentos.

Os projetos dos três parques são de interesse da empresa CPFL Renováveis. Em Barroquinha, o projeto leva o nome de Central de Geração Eólica Bitupitá, que será dividida em I, II e III. Ao todo, serão 35 aerogeradores, cada um com potência de 2 megawatts (MW).

No município de Acaraú o parque foi batizado de Complexo Eólico Curral Velho, sendo dividido, também, em três. Nesse, o projeto prevê a instalação de 42 aerogeradores, com capacidade total de produzir 88 MW, segundo o Relatório de Impacto Ambiental entregue à Semace. Já em Itarema, o empreendimento se chama Central Eólica Pedra Cheirosa e possuirá potencial para 50 MW, oriundo de 25 torres.

Saiba mais

A audiência pública do licenciamento ambiental é uma reunião na qual a empresa que deseja construir uma obra apresentará o seu projeto para a comunidade do local diretamente afetado. Na oportunidade, as pessoas podem esclarecer suas dúvidas, como, por exemplo, os benefícios e impactos que a obra poderá trazer à comunidade.

Serviço:

Evento: Audiência pública referente ao licenciamento ambiental das Centrais de Geração Eólica Bitupitá I, II e III
Local: Colônia de Pescadores Z-23, Rua do Comércio, nº 1015, Bitupitá, Barroquinha-CE
Data: 28 de agosto de 2013
Horário: 9 horas

Evento: Audiência pública referente ao licenciamento ambiental do Complexo Eólico Curral Velho
Local: Centro Vocacional Tecnológico, Av. José Giffoni da Silveira, nº 1000, Rodagem, Acaraú-CE
Data: 29 de agosto de 2013
Horário: 9 horas

Evento: Audiência pública referente ao licenciamento ambiental das Centrais de Geração Eólica Pedra Cheirosa
Local: Escola Municipal Doutor Edgar Pessoa, Patos, Itarema-CE
Data: 29 de agosto de 2013
Horário: 14 horas


Fhilipe Augusto

Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov