Fiscalização da Semace participa de simulado de acidente com veículo transportador de produto perigoso

17 de junho de 2013 - 16:20

17/06/2013

No dia 9 de junho, fiscais ambientais da Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participaram de ação de simulação na Avenida Governador Raul Barbosa, com o objetivo de averiguar possíveis danos ao meio ambiente na localidade, em virtude de um acidente com um caminhão transportador de combustível. A participação da Difis da Semace foi motivada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA ).

De acordo com os fiscais, no local da simulação, nas proximidades do Supermercado Makro, foi constatado o cenário composto por veículo de passeio que colidiu na traseira do caminhão transportador de produto perigoso. Na ocasião, eles analisaram o vazamento de combustível, identificado como querosene para jato, de acordo com o Manual para Atendimento de Emergências com Produtos Perigosos (Abiquim, 20021).

Ainda durante a ação, foi requisitado a apresentação dos dados da empresa (razão social e CNPJ), documento do veículo, habilitação, além da Licença Ambiental para transporte do produto perigoso, Ficha de Emergência do Produto e Plano de Emergência. Quanto à ocorrência de dano ambiental, considerando que o combustível escoou pelo asfalto, a equipe da Difis avaliou a área do entorno, objetivando identificar se existiam galerias pluviais ou outros focos possíveis de contaminação.

Na área de recuo da via não foram observadas galerias pluviais, nem corpos hídricos no local do acidente. A área de recuo da via é sujeita a alagamentos, sendo coberta por vegetação, por isso não foi possível visualizar se houve infiltração considerável do combustível com o solo.

Outro fator considerado na inspeção feita pelos fiscais foi a existência do rio Cocó, a menos de 300m do local da ocorrência, e a possibilidade de contaminação indireta desse recurso hídrico através das galerias pluviais.

Participaram da simulação os fiscais: Priscila Mendonça, Débora Rocha, Rodrigo Girão e Deivine Almeida. Dentre os envolvidos, também estiveram presentes: Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Fortaleza; Polícia Rodoviária Federal, com ambulância de resgate; Polícia Rodoviária Estadual; CIOPAER (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas); BPMA; Policiamento de Eventos, Ronda do Quarteirão; Comando Tático Motorizado, Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas; Força Nacional; Exército; Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania, além da imprensa e comunidade local.

Ana Luzia Brito
Twitter: @semace