Unidade de conservação marinha cearense é tema de reunião na Semace

6 de maio de 2011 - 12:07

No último dia 4 de maio, aconteceu reunião sobre o Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na ocasião, estiveram presentes representantes da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SPA), Capitania dos Portos do Ceará, Instituto Atlântida e Centro de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia (CTI-NE).

O momento objetivou a integração dessas instituições a fim de colaborar com a gestão da unidade de conservação (UC), elaborando estratégias para desenvolvimento de trabalhos e estudos no local. Para a gerente da área, Rosa de Lisieux, esse diálogo é fundamental para traçar ações que protejam ambientalmente o espaço. “Planejamos otimizar a fiscalização, criar o conselho gestor do parque, além de torná-lo visível para a população”, disse.

Durante a reunião foram discutidos assuntos como a sinalização da UC, levantamento das espécies existentes, plano de manejo e revisão de sua extensão. Esse é o segundo momento de discussão promovido pela gerência com as demais entidades esse ano. A previsão é que outros encontros aconteçam incluindo até mesmo propostas de monitoramento robótico aquático, como informado pela CTI-NE.

Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio
O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio foi criado através da Lei Estadual Nº 12.717 de 05 de Setembro de 1997. É a única Unidade de Conservação Marinha do Estado do Ceará, com uma área de 33,20 km² distante a 10 milhas náuticas (aproximadamente 18,5 km) do Porto do Mucuripe, em Fortaleza.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace