10 mil mudas disponíveis para doação no Parque Botânico do Ceará

13 de maio de 2011 - 10:00

13/05/2011

O conhecido Parque Botânico do Ceará, unidade de conservação (UC) de proteção integral, está disponibilizando 10 mil mudas de árvores frutíferas e nativas para doação. Cada visitante pode levar até 10 unidades diariamente. As plantas mais abundantes são timbaúba, pau branco e turco. Dentre as frutíferas estão tamarindeiro, cajueiro e sapotizeiro.

Segundo o atual gerente da UC, José Menezes, a distribuição é apenas uma das ações que estão sendo trabalhadas para atrair a atenção dos visitantes. “Recentemente conseguimos aprovar projetos de revitalização e autosustentabilidade do parque como a reativação da Farmácia Viva e do orquidário, além da criação de um banco de germoplasma”, comemora. De acordo com o gerente, a participação da comunidade será incentivada.

O projeto Farmácia Viva (FV), desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já visitou a UC, propondo a implantação do modelo nº 1, que requer de 300 a 600m² de área disponível para o cultivo de plantas medicinais. “Estamos vendo um curso de 10 dias com técnicos da FV para o pessoal da Semace e líderes comunitários dos guajirus, tapuios etc”, afirmou Menezes. O objetivo é capacitá-los para a fabricação de medicamentos provenientes do próprio parque.

Quanto a criação do banco de germoplasma, ainda depende da aquisição de equipamentos como um climatizador onde as sementes possam ser armazenadas sem prejuízo físico. Quando adquirido, a população poderá contribuir com sementes nativas para o enriquecimento do Parque Botânico.

Sobre o Parque Botânico
O Parque Botânico do Ceará foi criado através do Decreto Estadual nº 24.216, de 9 de setembro de 1996, localiza-se no Município de Caucaia, às margens da CE-090. Possui uma área de 190,00 ha e dista 15 km de Fortaleza. É uma unidade de conservação (UC) em processo de revisão para adequação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), Lei Federal n° 9.985, de 18 de julho de 2000. Representa uma Unidade de Proteção Integral. Foi inaugurado em 5 de junho de 1998, sendo administrado pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) por 12 anos. Em 12 de julho de 2010 volta a ser gerenciado pela Semace.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace