Professor André Herzog participa do Fórum Ambiental

26 de agosto de 2008 - 17:26

26/08/2008 – SEMACE/ASCOM

Por ocasião da realização do 8° Fórum Ambiental, que aconteceu no último dia 25 de agosto no auditório Régia Nântua, da Semace, o professor da Universidade Regional do Cariri, André Herzog, fez uma explanação sobre o que é Geopark e o potencial turístico da Chapada do Araripe com todo o seu acervo de fauna, flora e fontes de águas naturais, conjugado com um dos maiores berços mundiais de fósseis do período Cretáceo.

André Herzog foi o convidado especial dessa nova edição do Fórum que teve como tema central “Geopark”. Também presentes ao evento o prefeito de Piquet Carneiro, Alci Pinheiro e servidores da Semace. O professor da Urca foi recebido pelo Superintendente da Semace, Herbert de Vasconcelos Rocha, que também falou sobre o assunto. Herbert Rocha e André Herzog fizeram parte de uma delegação do Governo do Estado do Ceará que esteve na Alemanha participando da 3ª Conferência Internacional de Geoparks.

A estruturação do Geopark Araripe, o único existente na América do Norte com a chancela da Unesco, é parte integrante do projeto Cidades do Ceará, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades. O conceito do Geopark Araripe está baseado no estabelecimento de uma rede de Unidades de Conservação da Natureza que se estende por uma área de mais de 5.000 Km2, abrangendo seis municípios da região do Cariri: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O Geopark Araripe desenvolve projetos inovadores de caráter social buscando para isso o apoio e a participação de entidades públicas, privadas, não governamentais e do conjunto da sociedade. “O despertar da curiosidade, do anseio de participação e da consciência, para a grandeza das riquezas naturais e culturais contidas no Geopak Araripe é uma das principais metas desse importante projeto. Poder ter o único Geopark reconhecido pela Unesco da América do Norte é um motivo de orgulho para todos os cearenses”, enfatizou o professor André Herzog.

A iniciativa de convidar o professor Herzog para participar do Fórum Ambiental partiu do princípio de que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente é uma instituição comprometida com todos os assuntos relacionados à proteção ambiental. “Como o Geopark Araripe abrange uma rede de Unidades de Conservação da Natureza, a Semace está disposta a dar todo tipo de apoio para que esse projeto, que é sem dúvida motivo de orgulho para todos nós, se fortaleça cada vez mais. A idéia é fazermos grandes parcerias em benefício do Geopark Araripe”, disse Herbert Rocha.