Semace realiza Praia Limpa em Paracuru

27 de julho de 2009 - 09:14

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou neste domingo, 26, na praia da Munguba, município de Paracuru, no litoral oeste do Estado, mais uma edição da campanha educativa Praia Limpa. O objetivo é conscientizar os diversos segmentos sociais que frequentam nossas praias da necessidade de mantê-las sempre limpas e preservadas.

Na ocasião, duas equipes foram formadas para que fosse feita uma blitz educativa e o trabalho de conscientização na praia. Os trabalhos consistiam na disseminação da educação ambiental e na distribuirão de sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo, materiais educativos e sacos plásticos para o recolhimento do resíduo sólido reciclável produzido no local, que pôde ser trocado por brindes institucionais, como boné, blusa, mousepad, botton, ecobag e protetor solar para carro. Todo o material foi recolhido pela Prefeitura Municipal de Paracuru para sua destinação final adequada.

No total, já foram distribuídas mais de 2.600 sacolas veiculares e sacos plásticos. Para o vendedor Francisco Alberto, esse programa da Semace é de grande importância, pois “ajuda a conscientizar a população a cuidar melhor do meio ambiente e, no caso específico, das praias”, ressaltou.

Ainda durante o final de semana, a Prefeitura Municipal de Paracuru, com o apoio da Semace e do Governo do Estado, promoveu a Campanha de Combate à Poluição Ambiental, XXV Regata de Jangadas de Paracuru e o Projeto Paracuru sem Plástico. No projeto os supermercados locais paulatinamente devem substituir as sacolas de plásticos cedidas aos clientes por as de tecido, evitando assim a poluição ao meio ambiente causada pela difícil decomposição do material.

Fhilipe Augusto Bezerra
Assessoria de Comunicação – Semace