Combate a poluição sonora em Aquiraz tem apoio da Semace

14 de setembro de 2009 - 14:53

Na última sexta-feira (11) a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) se reuniu na Secretaria de Educação de Aquiraz para discutir a operação Silêncio do final de semana. Estiveram presentes o secretário da Agricultura e do Meio Ambiente do município (Seagrima), além de representantes da Companhia de Polícia Ambiental (CPMA), da Polícia Militar; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e coordenação do Meio Ambiente de Aquiraz.

O principal assunto discutido no encontro foi o combate a poluição sonora na cidade através de blitzes nas casas de shows e bares. O objetivo desta ação é verificar a regularidade de documentação para funcionamento destes locais, autuando os que não se enquadrarem na legalidade. Na reunião também foram abordadas as dificuldades enfrentadas pela prefeitura para realizar ações deste porte e a necessidade do apoio da Semace.

Dentre as propostas de melhorias indicadas pela técnica Augusta Alencar do Núcleo de Controle Ambiental (Nucam – Semace) estiveram a aquisição de uma equipe especializada em poluição sonora, além da compra de equipamentos de medição de som. “A CPMA também tem que estar em todas as ações”, completou.

A Operação Silêncio foi iniciada em abril de 2009 e já passou pelos municípios de Maracanaú, Caucaia, Maraguape e Eusébio. As fiscalizações vêm ocorrendo através de uma parceria entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria da Segurança Publica e Defesa Social e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace