Semace promove curso de multiplicadores e culmina com o Praia Limpa em Morro Branco

6 de outubro de 2009 - 16:40

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu no último domingo (04) mais uma edição do Programa Praia Limpa. A ação foi realizada na praia de Morro Branco, em Beberibe como ponto culminante do curso de capacitação para agentes multiplicadores em educação ambiental ocorrido entre os dias 22 e 25 de setembro. O treinamento foi solicitado pela Secretaria de Turismo e Cultura e da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Beberibe.

No domingo ocorreram mutirões de limpeza e disseminação da consciência ambiental para os visitantes, além do Programa Praia Limpa que visa o público flutuante da praia, e contou com a participação ativa de 21 jovens guias turísticos, compreendidos entre 15 e 18 anos engajados em atividades ligadas à proteção e preservação do meio ambiente, do Projeto Jovem Guia, e que foram formados no curso de multiplicadores da Semace. A ação teve o apoio também de garis locais cedidos pela Seinfra, da Secretaria de Saúde disponibilizando o carro do Samu e da Associação dos Bugueiros do Morro Branco, que cederam sua barraca como ponto de apoio e seus integrantes que coordenados por técnicos da Semace fizeram o mutirão de limpeza.

Todo o lixo reciclável, composto por alumínio, papel, vidro e plástico, recolhido no Programa Praia Limpa e no mutirão de limpeza feito na faixa costeira da praia e nas vias de acesso da mesma, foram doados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Morro Branco, revertendo sua venda em programas sociais da cidade. O município de Beberibe, distante 79km de Fortaleza, possui a Unidade de Conservação intitulada “Monumento Natural das Falésias de Beberibe” criada pelo Decreto Estadual nº 27.461 de 4 de junho de 2004, e sua administração é executada pelo Governo do Estado, sob a responsabilidade da Semace.

Daniel Herculano
Ascom – Semace