Semace pede para a população não abandonar gatos no Pq. Do Cocó

6 de janeiro de 2010 - 16:43

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), responsável por gerenciar o Parque Ecológico do Rio Cocó, está promovendo uma campanha de conscientização junto à população fortalezense para o não abandono de gatos, em especial naquela área. O problema é bastante conhecido, “isso já dura mais de quatro anos, nós fazemos algumas parcerias com ONG’s, pet shop e as zoonoses Municipal e Estadual, mas, infelizmente, ainda não conseguimos solucionar essa questão”, informa o gerente do Parque, Inácio Prata.

Atualmente, aproximadamente 60 gatos encontram-se nas dependências do Parque, em especial na parte do anfiteatro, que fica localizado na Av. Padre Antônio Tomaz. Só que os animais já estão adentrando às trilhas ecológicas e ocasionando alguns transtornos. “Eles entram no Cocó e acabam se alimentando de animais e aves de pequeno porte, como por exemplo pássaros”, ressaltou Prata.

Além disso, o gerente do Parque informou que é preciso que os funcionários responsáveis pela manutenção do local lavem o calçadão três vezes por dia, para que seja feita a retirada de fezes e urina dos animais, na busca de evitar a contaminação de algum transeunte e o mau cheiro. Portanto, é necessário que a sociedade tenha consciência e não abandone os animais em nenhum ambiente público, pois trata-se de crime ambiental.

Lei dos Crimes Ambientais

Lei Federal 9.605/98

Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A pena prevista pode variar de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554