Uma doação, quatro vidas: Semace apoia campanha do Hemoce no Carnaval

11 de fevereiro de 2026 - 14:22

Quem tem a partir de 16 anos pode salvar até quatro vidas com uma única doação de sangue. Conscientes da importância desse gesto, servidores e colaboradores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participaram, nesta quarta-feira (11), da campanha “No Ritmo da Folia, Doar Sangue é um Ato de Alegria”, promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com o objetivo de reforçar os estoques durante o feriado de Carnaval.

“Eu já havia tentado doar sangue em outras ocasiões, mas o hematócrito estava baixo e não foi possível. Desta vez, felizmente, deu tudo certo. Às vezes, ficamos tão presos à rotina que acabamos deixando de lado esse ato de solidariedade e de ajuda ao próximo”, destaca a fiscal ambiental Sângela Ramos.

Ao todo, 20 servidores e colaboradores de diferentes setores da Semace participaram da mobilização. Desses, oito realizaram a doação pela primeira vez. “A gente pôde estar aqui ajudando muitas pessoas com essa doação, que é um ato de solidariedade. Espero que mais pessoas se engajem, venham doar e possam abençoar a vida de muitas pessoas”, afirmou o colaborador Daniel Teixeira.

O processo de doação começa com o cadastro, mediante apresentação de documento oficial com foto. Em seguida, o candidato passa por uma pré-triagem, quando são verificados frequência cardíaca, temperatura, pressão arterial, nível de hemoglobina e peso. Depois, é realizada uma triagem clínica, com entrevista individual e sigilosa. A coleta de sangue dura, em média, até 15 minutos.

Sensibilizado com a ação, o assessor de comunicação da Semace, Rivaldo Gadelha, que inicialmente acompanharia a atividade para registro fotográfico e produção de vídeos, também decidiu doar. “Eu nunca tinha doado sangue, mas ao ver meus colegas participando dessa ação tão importante, senti que também poderia contribuir. Estou aqui disposto a ajudar a salvar vidas”, destacou.

Seja um folião solidário

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, bem alimentado, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão, assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

Em Fortaleza, as doações podem ser realizadas na sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo, e no posto de coleta da Praça das Flores, na Avenida Desembargador Moreira, s/n, Aldeota. No interior do Estado, os atendimentos ocorrem nos hemocentros regionais de Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, além da Unidade de Doação de Sangue e Atendimento ao Doador, em Sobral.