Semace recebe Selo TCE Ceará Sustentável pelo Aplicativo de Balneabilidade
28 de novembro de 2025 - 14:06 ##Semace #Balneabilidade #Praias #Ceará #SeloSustentável #TCE

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recebeu, nesta sexta-feira (28), pelo segundo ano consecutivo, o Selo TCE Ceará Sustentável. A certificação, concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará), reconhece iniciativas que fortalecem a gestão ambiental e ampliam práticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
O destaque da premiação foi o Aplicativo de Balneabilidade, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec), que modernizou o acesso da população às informações sobre a qualidade das águas das praias cearenses. A autarquia foi representada na solenidade pelo diretor da Ditec, Tiago Bessa.
Ao comentar o reconhecimento, Tiago Bessa destacou o papel estratégico do serviço para a população e a importância do monitoramento ambiental aliado à tecnologia.
“É um trabalho que temos o compromisso de oferecer com qualidade. O Aplicativo de Balneabilidade é um dos serviços mais buscados da Semace, por ser um serviço público ligado diretamente à saúde da população. Semanalmente, informamos como está a qualidade da água das praias de Fortaleza e do Ceará. Ser reconhecidos pelo TCE, pelo trabalho integrado entre tecnologia e monitoramento, é muito importante para nós.”
O superintendente João Gabriel destacou a importância da ferramenta para a população e o valor do reconhecimento.“É um aplicativo que facilita o acesso da população a informações relevantes acerca da qualidade da água nas praias do Estado. Semanalmente a Semace faz as coletas e as análises e divulga esses dados por meio dessa ferramenta, aliando tecnologia, transparência e agilidade. Receber o selo TCE Sustentável por essa iniciativa é um reconhecimento valioso e um estímulo para seguir prestando bons serviços à sociedade.”
Monitoramento das praias
O Aplicativo de Balneabilidade é alimentado pelo Programa de Monitoramento da Balneabilidade das Praias, instrumento da Semace que avalia a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, conforme as Resoluções nº 274/2000 e nº 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As análises classificam os trechos monitorados como próprios ou impróprios para banho, com base na densidade de enterococos, indicador sanitário utilizado para determinar possíveis riscos à saúde dos banhistas.
Em Fortaleza, as coletas são realizadas semanalmente em 33 pontos distribuídos nos setores Leste, Centro e Oeste. No setor Leste, são monitorados 13 pontos entre as praias do Caça e Pesca e do Farol. No setor Centro, são avaliados 10 pontos entre a praia do Iate e a região da INACE. No setor Oeste, são analisados 10 pontos entre o Marina Park Hotel e a foz do rio Ceará.
No litoral leste e oeste do Estado, o monitoramento é mensal e abrange 35 pontos. No litoral Leste, são avaliados 17 pontos entre os municípios de Aquiraz e Icapuí. No litoral Oeste, são monitorados 18 pontos entre Caucaia e Barroquinha.
Reconhecimento ampliado
Nesta edição, o Selo TCE Ceará Sustentável certificou 102 iniciativas de órgãos públicos estaduais e municipais. Em 2024, a Semace também havia sido agraciada com o Selo em reconhecimento às ações voltadas ao meio ambiente e à regularização ambiental, demonstrando consistência e consolidação das práticas ambientais desenvolvidas pelo órgão.
Os projetos avaliados pelo TCE observam critérios como a apresentação do Plano de Logística Sustentável, a vinculação a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a comprovação de resultados concretos. O aumento no número de iniciativas certificadas evidencia o fortalecimento da pauta ambiental no Ceará e o engajamento das instituições públicas em práticas sustentáveis.