Semace integra evento nacional sobre energia e destaca experiência no licenciamento ambiental
2 de outubro de 2025 - 10:49
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, nesta segunda-feira (1), da 16ª edição do Encontro dos Líderes Ambientais no Setor de Energia (LASE), realizado no WTC Events Center, em São Paulo. A autarquia foi representada pelo diretor de Controle e Proteção Ambiental (Dicop), Ulisses Costa, e pelo gerente da Diretoria, Waslley Pinheiro.
Reconhecido como um dos principais fóruns de debate ambiental no setor energético, o LASE reúne anualmente especialistas, gestores públicos, representantes da iniciativa privada e lideranças institucionais para discutir os desafios regulatórios e ambientais da matriz energética brasileira.
A programação desta edição incluiu temas como a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, financiamento climático, inovação tecnológica e os avanços na regulação de Data Centers. O evento contou com a participação de mais de 100 palestrantes em painéis técnicos e estratégicos, totalizando cerca de 30 horas de conteúdo.
Licenciamento no Ceará
Durante o painel “Armazenamento de Energia: BESS no Centro da Transição Energética”, o diretor Ulisses Costa foi um dos debatedores convidados. O debate abordou a viabilidade de leilões para sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS), os desafios e especificidades do licenciamento ambiental desses empreendimentos, além do potencial de inovação e fortalecimento da cadeia produtiva do setor.
Na ocasião, Ulisses compartilhou a experiência do Ceará no licenciamento ambiental de projetos com uso de tecnologia BESS.“A minha participação no evento com o objetivo de explicar como o licenciamento ambiental está ocorrendo no âmbito do Ceará, incluindo a classificação da atividade, os estudos ambientais aplicáveis, as tipologias de licenças utilizadas e os códigos previstos na legislação. Também informamos que está em processo de construção uma resolução para regulamentar o licenciamento de sistemas BESS”, pontuou o diretor.
Saiba mais
Com mais de 700 participantes, a 16ª edição do LASE reafirma sua missão de contribuir para a construção de um setor elétrico mais eficiente, resiliente e alinhado às exigências ambientais globais. O encontro também integra a agenda preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada em 2025, na cidade de Belém (PA).