Semace é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará

4 de agosto de 2025 - 14:42

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), foi homenageada pelos 15 anos da realização do seu concurso público. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Alece, o deputado Romeu Aldigueri, ex-superintendente da instituição, em reconhecimento ao trabalho dos servidores aprovados no certame.

Representando o governador Elmano de Freitas na cerimônia, a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, destacou o papel do concurso na consolidação das políticas ambientais do Estado. “Esse processo seletivo foi um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, promovendo um Ceará mais verde e sustentável, com base em critérios técnicos e responsabilidade socioambiental”, afirmou.

O superintendente da Semace, João Gabriel Rocha, também participou da solenidade e ressaltou que a realização do concurso, em 2010, representou um divisor de águas na trajetória da instituição. Segundo ele, o ingresso dos servidores efetivos contribuiu para um salto significativo na qualidade dos serviços prestados. Rocha destacou ainda a competência e o comprometimento do corpo técnico da autarquia.

“Não basta só a qualificação, é preciso um comprometimento, esse senso de responsabilidade, esse apreço pela instituição, e é muito bom perceber que todos vocês têm isso, todos vocês se empenham, têm um carinho genuíno pela instituição, têm esse brilho no olho para atuar no dia a dia, para poder dar vazão mesmo diante das dificuldades, que são muitas”, afirmou o superintendente.

Durante a sessão, foram homenageados os seguintes servidores: as procuradoras autárquicas Roberta Ferreira Lopes e Luciana Barreira de Vasconcelos; os gestores ambientais Lincoln Davi Mendes de Oliveira e Carlos Alberto Mendes Júnior; os fiscais ambientais José Auricélio Gois Lima e Ulisses Costa de Oliveira; além dos membros da banca organizadora do concurso: Maria Acy Moura França, Maria Arinildes Chaves e Maria Aldenir Ferreira Correia.

Homenageados

Representando os agraciados, o fiscal ambiental da autarquia, Ulisses Costa de Oliveira, afirmou que o dia de hoje é uma data de celebração e orgulho para todo o corpo técnico da Semace. “Esse momento representa o reconhecimento de uma trajetória marcada por muito compromisso, muita transformação e muito serviço prestado aqui ao estado do Ceará”, declarou.

De acordo com o servidor, nesses 15 anos, a Semace conseguiu ampliar a capacidade de atuação em campo e de resposta às denúncias da sociedade dado o grande número de ocorrências de infração ambiental registradas. “Nesse mesmo período, a gente viu o tempo médio dos processos de licenciamento ser reduzido drasticamente. Isso é resultado direto da dedicação técnica, da busca contínua pela eficiência e inovação de cada um de nós”, contou Ulisses Costa de Oliveira.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento do Semiárido da Casa, deputado Bruno Pedrosa (PT), e atendeu a requerimento do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB).

Durante a cerimônia, foi lida uma declaração do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, em homenagem aos servidores da Semace. Na mensagem, o parlamentar parabenizou os profissionais e destacou o papel estratégico da autarquia na implementação das políticas públicas ambientais do Estado. “O Parlamento estadual está aqui para celebrar os 15 anos de um concurso público por meio do qual se promoveu a estruturação de um órgão ambiental, cujo mister maior é a consolidação de uma política permanente e eficaz da proteção das riquezas do estado do Ceará”, afirmou.

Na declaração, Aldigueri também recordou o período em que esteve à frente da Semace, entre os anos de 2003 e 2006, e refletiu sobre os desafios enfrentados por quem atua na área ambiental no Brasil. “Fiscalizar no Brasil nunca foi fácil. Cada derrota é uma dor imensa. Cada vitória, muitas vezes, nem é percebida, sequer comemorada. Alguns e algumas de vocês podem se sentir injustiçados, e é para isso que também realizamos essa sessão solene: para deixar registrado na história da Casa e dizer ao povo do Ceará, por meio dos diversos meios de comunicação aqui presentes, o gigantismo silente do trabalho que vocês realizam na Superintendência Estadual do Meio Ambiente”, concluiu.