Semace participa de seminário sobre governança e contratações públicas em Fortaleza
7 de julho de 2025 - 11:10
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou do I Seminário Practicus, Gestão das Contratações e Controle, Desafios e Soluções, realizado em Fortaleza. O encontro reuniu especialistas e representantes de órgãos de controle para discutir temas relevantes da administração pública, com foco em contratações e aprimoramento da governança na última sexta-feira (4).
A iniciativa reafirma o compromisso da autarquia com o desenvolvimento institucional e com a qualificação contínua de seus servidores. Ao todo, dez profissionais da Semace participaram do evento, entre gestores e fiscais de contrato, integrantes da equipe de licitação e assessor jurídico.
A programação contou com palestras de representantes do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abordando práticas atualizadas, normativos legais e estratégias para maior eficiência nas contratações públicas.
Para a diretora Administrativa e Financeira da Semace, Wilma Jales, a participação no seminário contribui para o fortalecimento institucional da autarquia. “A Semace reafirma seu compromisso com o desenvolvimento institucional, garantindo que os servidores participem de momentos como esse. O seminário aprimora e qualifica nosso corpo técnico com temáticas recorrentes da gestão pública e mantém os profissionais atualizados, o que se reflete na qualidade dos serviços prestados”, pontuou.
O seminário também proporcionou o intercâmbio de experiências entre instituições, ampliando a compreensão sobre os desafios das contratações públicas e as soluções mais eficazes na gestão de riscos e controle. Para a diretora, essa troca é essencial para a construção de políticas mais eficientes no âmbito da administração pública.
“Tivemos a oportunidade de ouvir especialistas que são referência na área de contratações públicas, tanto do TCE quanto do TCU. Esse conhecimento será multiplicado dentro da Semace, contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento dos internos”, concluiu.