Semace celebra 15 anos do primeiro concurso público com homenagem a servidores

2 de julho de 2025 - 15:43 #

Em um momento marcado por emoção e reconhecimento, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu, nesta terça-feira (1), uma solenidade em comemoração aos 15 anos do primeiro concurso público para o provimento de cargos efetivos da autarquia. O evento, realizado no auditório da instituição, reuniu servidores, colaboradores e gestores em uma homenagem simbólica à data que marcou um novo capítulo na história da Semace.

Realizado em 2009, o primeiro concurso público da Semace representou um avanço significativo na estruturação da política ambiental do Estado do Ceará. Foram ofertadas, ao todo, 122 vagas, sendo 62 para o cargo de fiscal ambiental, 51 para gestor ambiental e 9 para procurador autárquico. Com a posse dos primeiros servidores concursados, a autarquia passou a contar com um corpo técnico permanente e altamente qualificado, ampliando sua atuação em todo o território cearense.

Durante a solenidade, a superintendente adjunta Virgínia Carvalho destacou a importância da seleção para o fortalecimento institucional. “O ingresso dos novos servidores concursados fortaleceu a equipe institucional, suprindo carências e trazendo profissionais capacitados e comprometidos. Isso resultou em uma atuação mais eficiente e produtiva. Hoje, estamos aqui de forma simbólica para enaltecer e comemorar essa data”, afirmou.

O superintendente da Semace, João Gabriel Rocha, também enfatizou o impacto do concurso na trajetória da instituição. “Sem dúvidas, foi um marco, um divisor de águas, isso é unânime aqui. A chegada de vocês mudou a história da Semace, fez com que a autarquia desse um salto, passasse a abranger todo o Estado, se tornasse mais atuante e tornasse a política ambiental estadual mais eficiente”, ressaltou.

Reconhecimento

Como forma de representar todos os servidores que tomaram posse no primeiro concurso público da autarquia, três profissionais foram homenageados durante a solenidade. Lincoln Davi, Roberta Lopes e Pablo Mapurunga receberam certificados simbólicos em reconhecimento à trajetória e contribuição ao longo desses 15 anos de dedicação à Semace.

A celebração também foi marcada por depoimentos emocionados de servidores que ingressaram por meio do certame. “As nossas escolhas refletem quem somos, e hoje eu escolho ser grato. A gratidão é a memória do coração, e estou muito feliz por representar este momento dos nossos 15 anos”, declarou o gestor ambiental Lincoln Davi.

Para o fiscal ambiental Pablo Bonfim, o fortalecimento da autarquia ao longo dos anos é fruto de um processo contínuo. “A Semace evoluiu muito, e não apenas nesses 15 anos. Seria injusto dizer que essa evolução ocorreu somente com a chegada dos novos servidores”, pontuou.

Roberta Lopes, procuradora autárquica, relembrou os desafios enfrentados à época e o simbolismo do certame para a consolidação da autarquia. “Há 15 anos, a Semace já era madura em seu propósito, mas carecia da ampliação de seu corpo permanente. A realização do primeiro concurso público foi um passo decisivo e histórico, ocasião em que tomaram posse os primeiros concursados desta instituição”, frisou.

Em junho, o governador Elmano de Freitas anunciou o chamamento de 17 aprovados no último concurso público da Semace, contemplando cargos nas áreas de ações de controle, fiscalização e gestão ambiental. A expectativa é que a posse dos novos servidores aconteça nos próximos dias, fortalecendo ainda mais a atuação da Semace em todo o Estado.