Semace conquista Selo Prata na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2024

30 de abril de 2025 - 16:13

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi reconhecida com o Selo Prata na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2024, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (29), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.A categoria “Prata – Ouvidoria Atendendo Expectativas: Engajando Cidadãos” contempla as ouvidorias que alcançaram pontuação entre 7,0 e 8,9 na avaliação. Ao todo, 44 ouvidorias setoriais foram certificadas com o Selo Prata.

A servidora Lene Peixoto representou a autarquia durante a cerimônia de reconhecimento. “Recebemos essa premiação com muita alegria e com a certeza de que ela reflete o trabalho sério, ético e comprometido que realizamos diariamente. Temos plena consciência da importância do nosso papel e do diferencial de sermos uma ouvidoria que, de fato, escuta o cidadão, buscando sempre esclarecer dúvidas e encaminhar soluções com transparência e responsabilidade”, destacou o ouvidor da Semace, Heitor Borborema.

A avaliação foi baseada em critérios definidos pela CGE, considerando variáveis como: resolutividade das manifestações com foco na percepção do cidadão, cumprimento dos prazos, estrutura da ouvidoria e qualificação técnica do ouvidor. Os dados foram consolidados a partir da plataforma Ceará Transparente, de formulários eletrônicos, dos Relatórios Anuais das Ouvidorias Setoriais e das Visitas Técnicas realizadas pela CGE.

Papel da Ouvidoria

A Ouvidoria da Semace cumpre um papel estratégico na promoção da transparência, do controle social e da melhoria contínua dos serviços públicos. Instituída como canal direto de comunicação entre o cidadão e a administração pública, a Ouvidoria recebe e trata sugestões, solicitações, reclamações, elogios e denúncias.

A atuação da Ouvidoria segue os princípios do Decreto Estadual nº 33.485/2020, que regulamenta o Sistema Estadual de Ouvidoria e orienta o tratamento das manifestações com base na legislação vigente A Ouvidoria atua em consonância com a legislação vigente, especialmente o Decreto Estadual nº 33.485/2020, que regulamenta o Sistema Estadual de Ouvidoria e orienta o tratamento das manifestações dos cidadãos.

Canais de Atendimento

Você pode registrar elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncia referentes aos serviços prestados pela Semace – Secult por meio dos seguintes canais:

Site: Plataforma Ceará Transparente
Central de atendimento telefônico: 155
E-mail: ouvidoria.geral@cge.ce.gov.br

Atendimento Presencial

Além dos canais acima mencionados, a Semace disponibiliza aos cidadãos o atendimento presencial na sede da autarquia.

Ouvidor: Heitor Borborema
Endereço: Rua Jaime Benévolo, 1400, Bairro de Fátima – Fortaleza/CE, CEP 60050-155.
Telefone: (85) 31015520
Horário de Atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h