Semace participa de sessão solene na Alece em homenagem aos 10 anos da Sema
8 de abril de 2025 - 18:30
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) foi homenageada, nesta terça-feira (8), em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em reconhecimento aos seus dez anos de atuação na proteção dos recursos naturais e na promoção do desenvolvimento sustentável no estado. A solenidade contou com a participação do titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), João Gabriel, autarquia vinculada à Sema.
A solenidade, que atendeu a requerimento do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri, homenageou funcionários, gestores e parceiros que ajudaram a construir o legado da pasta, cuja competência primordial é elaborar e implementar a política ambiental do Estado.
Na abertura da sessão, Romeu Aldigueri, que já foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), defendeu a gestão compartilhada do meio ambiente. “Quanto mais órgãos ambientais tivermos, melhor. Quanto mais conselhos municipais de meio ambiente existirem, melhor”, declarou.
O presidente também parabenizou o papel fundamental da Sema: “Este momento marca uma trajetória de dedicação e avanços significativos na construção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental e à sustentabilidade em nosso estado. A Sema tem exercido um papel essencial na proteção dos recursos naturais e no incentivo a práticas sustentáveis”, pontuou.
Representando o governador Elmano de Freitas na cerimônia, a titular da Sema, Vilma Freire, agradeceu o compromisso de todos que fazem parte da instituição e destacou ações como os programas Agente Jovem Ambiental (AJA) e Auxílio Catador (PAC), que têm servido de exemplo para outros estados.
De acordo com a gestora, o Programa AJA está presente nos 184 municípios cearenses e ressaltou a importância da iniciativa, que incentiva jovens a desenvolverem planos de ação socioambientais nas escolas e nas comunidades. “Eles promovem a educação ambiental para a sustentabilidade das gerações presentes e futuras, sendo um exemplo do Governo do Ceará de que é possível a inclusão social e ambiental com geração de renda e protagonismo juvenil”, destacou.
Vilma ainda agradeceu o trabalho de todos os colaboradores da pasta e reafirmou seu compromisso com o futuro do Ceará: “Continuaremos a trabalhar incansavelmente para assegurar que o nosso Ceará e o nosso planeta se mantenham em equilíbrio, garantindo um futuro mais justo, saudável e sustentável para todos”, concluiu.
Homenageados
Entre os funcionários homenageados pelo tempo de trabalho e dedicação, estavam a secretária Vilma Freire; o técnico da Célula de Finanças, Carlos Obara; e a jornalista da assessoria de comunicação, Tarcilia Rego.
Artur Bruno, o primeiro secretário da Sema, também foi homenageado. O professor esteve à frente da pasta entre os anos de 2015 e 2022 e foi responsável por importantes conquistas, como a regulamentação do Parque Estadual do Cocó e a ampliação da poligonal e da área de amortecimento da Unidade de Conservação (UC) estadual. Em seu discurso, ele parabenizou a gestão atual da pasta e destacou que “o governo do Estado acertou em cheio ao criar uma secretaria tão importante e estratégica para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Ceará. O Ceará está de parabéns com a existência da Sema”, finalizou.
Também foram homenageados o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o ministro da Educação, Camilo Santana; e a agente jovem ambiental Gabriella Nobre, além da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), representada pelo presidente Joacy Junior, e da Rede de Catadores(as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, representada pela presidente Leina Mara Rodrigues.
Estiveram presentes no evento o deputado De Assis Diniz (PT), que subscreveu o requerimento.