Dia das Crianças na floresta: Sema e Semace trazem alegria e diversão na Revis Periquito Cara Suja
15 de outubro de 2024 - 09:20
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), na última quinta-feira (10), realizaram uma vivência na unidade de conservação Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara Suja com as alunas e alunos do 8° ano da escola de tempo integral Professor Júlio Holanda, localizada no município de Guaramiranga.
“Vivência é diferente de palestra, pois as crianças aprendem sobre a natureza vivenciando o momento, tendo experiências de vínculos afetivos positivos com a floresta” explica a servidora e educadora ambiental da Semace, Deborah Freire, a qual faz parte da Diretoria de Fiscalização do órgão. Essa já é a segunda ação com essa turma, a primeira foi no dia 5 de Junho, dia do Meio Ambiente. As ações na referida escola, fazem parte do projeto “Semente de Vida em Abundância”, que tem como objetivo transformar possíveis infratores ambientais em defensores do meio ambiente.
No dia, Deborah iniciou as atividades com uma dinâmica chamada de “harmonização”, muito utilizada pelo fotógrafo José Albano, residente no bairro da Sabiaguaba, Fortaleza, Ceará. A harmonização consiste em fazer um círculo para que todas e todos se observem como iguais e exercícios para estimular o sentimento de conexão uns com os(as) outros(as). Terminado esse momento inicial, José Neto, educador ambiental da Sema, guiou uma trilha dentro da unidade de conservação, na qual as alunas e alunos puderam ter um “banho de floresta”, ou shinrin-yoku. Este é um termo utilizado no Japão sobre a técnica de passar um tempo em uma floresta como forma terapêutica, interagindo por meio de todos os sentidos com o objetivo de obter bem-estar. Essa prática reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.
Ao todo participaram 28 alunas e alunos na faixa etária de 11 a 15 anos. A professora Celeste Macedo e o professor Ayrles da escola estiveram presentes em todos os momentos. As crianças no final lancharam, as meninas primeiro. Também deram um feedback, ou avaliação, sobre a vivência. Apenas uma criança não quis voltar para a Revis, o que é bem positivo.
Sobre a Revis Periquito Cara Suja
O Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-suja foi criado em 2018, pelo Decreto Estadual n° 32.791, para permitir que o pássaro que lhe dá nome, assim como outras espécies, viva livremente e se multiplique em comunhão com a flora da microrregião do Maciço de Baturité, na bacia hidrográfica do Rio Pacoti. As unidades de conservação estaduais são geridas pela Sema. (Fonte: Ceará Mais Verde – Unidades Estaduais de Conservação do Ceará).