Semace ressalta a importância da saúde mental em comemoração ao Setembro Amarelo

24 de setembro de 2024 - 16:35

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto / Nataly Costa - Fotos

Cientes da relevância da campanha Setembro Amarelo, a Gerência de Recursos Humanos (Gereh) organizou, nesta terça-feira (24), um evento no auditório da Semace, dedicado à valorização da vida. O encontro contou com a presença de convidados do Instituto Bia Dote e do Programa de Apoio à Vida (PraVida) da UFC, que compartilharam informações e experiências sobre a importância da saúde mental.

A superintendente adjunta da Semace, Virginia Carvalho, em sua fala inicial, elogiou os colaboradores e servidores pela sensibilidade em apoiar essa causa. “Fico muito feliz em ver este auditório cheio. Quero agradecer a cada um por estar aqui conosco. Este é um momento significativo, pois sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades em suas vidas. Em várias situações, um amigo, colega de trabalho ou até um filho pode enviar um sinal de socorro, e muitas vezes não percebemos. Precisamos estar atentos, pois isso pode salvar a vida de quem amamos”, ressalta.

O psicólogo Leonardo Martins começou explicando mais sobre o programa. “O Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), é um serviço de saúde mental ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), está completando 20 anos de atividades contínuas na prevenção ao suicídio. Posso garantir que ao longo desses anos, nunca perdemos nenhuma vida”, afirmou.

Em seguida, Martins apresentou dados sobre a atual situação da saúde mental da população. “Para vocês terem uma ideia, metade das 10 doenças incapacitantes são transtornos mentais, segundo a Organização Mundial da Saúde”, esclareceu.

Depois de sua introdução, Leonardo incentivou colaboradores e servidores a fazerem perguntas e discutirem o tema, um aspecto muito valorizado para aqueles que buscam tratamento. A servidora Deborah Freire compartilhou um testemunho de vida impactante, relatando experiências que vivenciou durante sua adolescência e fase adulta, incluindo marcas de assédio, depressão e esquizofrenia. Freire enfatizou a importância de buscar a ajuda de um profissional de saúde, além de mencionar sua aproximação com Deus.

“Fazer terapia funciona, não é só tomar um remédio para ficar bem. Eu tinha preconceito em fazer terapia, mas hoje não fico sem. É um autocuidado muito importante. Não somos máquinas, somos humanos e precisamos cuidar da nossa mente. Ter saúde mental é muito importante”, destaca Deborah.

Dando sequência à programação, as psicólogas do Bia Dote, Sarah Montezuma e Priscila Santos, continuaram as explicações. “Um dos grandes desafios que enfrentamos como profissionais de saúde em relação ao suicídio é a questão das subnotificações. Quando essa tragédia ocorre com alguém próximo, a família muitas vezes opta por não divulgar que foi um suicídio devido ao estigma presente na sociedade”, lamentou Santos.

“Nos atendimentos, ainda encontramos uma cultura machista e patriarcal. De 30 pessoas atendidas, apenas quatro são homens. Para vocês terem uma ideia, os homens são os que mais falecem”, explicou Santos.

“Além da psicoterapia, temos atendimento disponível no nosso plantão psicológico, que ocorre todos os sábados pela manhã de forma online, a partir das 7h30. Para participar, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp no sábado, informando que gostaria de atendimento. Os atendimentos de plantão são livres, destinados a maiores de 18 anos, e ocorrem das 08h às 12h”, destacou a psicóloga Sarah.

Cuidar da saúde mental é necessário

Bia Dote

A psicoterapia acontece de forma presencial de segunda a quinta.

Nosso atendimento é totalmente gratuito e atendemos a partir dos 12 anos.

Para efetuar o cadastro preciso de alguns dados do paciente, que são eles:
– Nome completo
– Idade
– Telefone pra contato
– contato de uma pessoa de emergência
– Motivo da busca pelo atendimento

Conforme for surgindo vagas entramos em contato pra marca a triagem

Os número de atendimentos são (85) 998420403 e 32642992

PravidaUFC

Atendimento às quintas-feiras, no Hospital Universitário Walter Cantídio.
Endereço: Rua Pastor Samuel Munguba, 1290 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza

Mais informações você pode acessar o perfil do Programa no Instagram @pravidaufc