Coema aprova projetos e conhece o Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará
5 de setembro de 2024 - 20:02
Pedro Breno Araujo - Texto Ascom Sema - Fotos
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou dois projetos e apresentou o Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará durante a 319ª Reunião Ordinária, que ocorreu nesta quinta-feira (05), no auditório da Semace. A sessão foi presidida pelo secretário do Conselho e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.
Após as saudações iniciais, a reunião começou com a apresentação do Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará, que foi repassado pela coordenadora técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa, Rosana Garjulli. Em sua apresentação, Rosana destacou a importância do projeto para a população, pontos necessários para uma maior qualidade no serviço prestado atualmente e finalizou ressaltando que a partir dos estudos será possível modernizar a estrutura já existente de saneamento.
Em seguida o primeiro projeto apresentado foi o do Complexo Solar UFV CARNAÚBA I a V a ser instalado na zona rural do município de Tauá. Após a apresentação os conselheiros puderam realizar questionamentos pertinentes sobre o projeto a seus representantes, em votação foi aprovado com 20 votos a favor e 3 abstenções. O segundo projeto foi de uma Planta de Produção de Amônia Verde em nome da AES Brasil Energia S.A., a ser instalada no setor II da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado no município de Caucaia. Após votação o projeto foi aprovado com 19 votos favoráveis e 3 abstenções.
Em sua fala o presidente Carlos Alberto destacou o Pacto apresentado e o trabalho técnico da Semace na avaliação dos projetos, “Agradeço pelo exemplar que recebi do pacto e plano de saneamento básico, eu estava folheando e contei quatro conselheiros do Coema que participaram da elaboração do plano, isso me deixa muito feliz pois mostra que temos um conselho extremamente qualificado. Agradeço também à equipe técnica da Semace que avaliou os dois estudos com muito esforço e dedicação, um trabalho hercúleo para que esses projetos pudessem estar sendo apresentados hoje” concluiu.
O Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, falou sobre o principal desafio a ser enfrentado pelo estudo apresentado no Conselho: “Parabenizo o trabalho desenvolvido pelo Conselho da Assembleia Legislativa, que culminou neste estudo e pacto para o saneamento básico. A gente anda estado a fora sempre falando dessa pauta e principalmente sobre os resíduos sólidos, a Secretaria do Meio Ambiente está coordenando essa pauta pública estadual, e nesse papel além do trabalho desenvolvido, é necessário o envolvimento político estadual e municipal, para alinhar todos os envolvidos nessa cadeia buscando solucionar o grande desafio que é o descarte de resíduo sólido no nosso estado” Afirmou.