Em São Paulo, Semace destaca potencial da geração de biogás no Ceará durante encontro nacional de meio ambiente

30 de agosto de 2024 - 16:26

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto / Reprodução - Fotos

Nesta sexta-feira (30), o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, participou da 1ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em São Paulo. Também estiveram presentes o assessor especial, Ulisses Costa e o coordenador do Cadastro Ambiental Rural no Ceará, Tales Queiroz, ambos da Semace. Durante o encontro, ocorreu a 117ª Reunião da associação, onde foram debatidas questões ambientais atuais, reunindo representantes ambientais de todo o Brasil.

Na ocasião, a presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, encarregou-se de dar as boas vindas ao lado da titular da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil), Natália Ávila, e do presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Thomaz Toledo.

A programação contou com discussões sobre planos de adaptação climática, regulamentação federal para Medidas Efetivas Complementares de Conservação, unidades de conservação e de outras áreas protegidas, taxa de controle e fiscalização ambiental, entre outros assuntos.

Biogás no Ceará

Carlos Alberto participou de uma mesa de conversa e abordou medidas apresentadas visando corrigir os problemas gerados pelo lixo em Fortaleza. O momento foi conduzido por Jônatas Trindade, subsecretário da Semil. Também estiveram presentes Cícero Luís, engenheiro agrônomo do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, e de Paulo Fernandes, pesquisador científico do Instituto de Pesquisas Ambientais de São Paulo.

Em sua fala inicial, Alberto parabenizou a presidente da Abema por mais um evento de integração, esse um momento mais técnico de boas práticas, mas toda sua gestão tem sido para promover essa inclusão e tem sido muito enriquecedor para todos os órgãos. “No Estado do Ceará, existem 184 municípios e mais de 300 lixões. Por isso, eu mencionei que o desafio já é grande, mas ainda temos um desafio maior: garantir a destinação correta dos resíduos. É por essa razão que trouxe esse tema para apresentar a vocês”, explicou Carlos.

 

“Tínhamos um aterro que recebia os resíduos de Fortaleza e Caucaia, as duas maiores cidades do Estado do Ceará. Esses dois municípios abrigam mais de 3 milhões de habitantes, o que representa 40% da população total do estado do Ceará”, ressalta.

“Foi identificado um grande potencial de geração de biogás, levando à criação de um sistema para capturar e tratar o gás produzido no aterro. Uma estação de captação e tratamento de biogás foi construída ao lado. Este é um caso de grande sucesso, onde o biogás é injetado na rede de distribuição de gás natural do Estado do Ceará pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), representando aproximadamente 15 a 20% do gás distribuído para residências na região”,explica o superintendente

“Foi então chamado de Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC II). O sistema de tratamento de resíduos enviado permitiu uma eficiência de tratamento de 90%. Assim, saímos de uma lagoa de estabilização ineficaz e inadequada para um tipo específico de efluente, para uma estação de tratamento mais moderna. Esta nova estação tem a capacidade de tratar a uma vazão média de 3 litros por segundo” finaliza Alberto.

Saiba mais

A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos. Legítima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.