Semace participa de reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ubajara

29 de maio de 2024 - 09:39

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da Reunião da Câmara Técnica do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ubajara (PARNA), para discutir as estratégias do manejo do fogo. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, (28), na cidade de Ubajara e de forma híbrida para participações online.

Participaram da reunião representando a Semace o Diretor Florestal, Adirson Freitas e o Gerente de Cadastro e Extensão Florestal, George Romeiro. Na reunião foram discutidas as estratégias do Manejo do Fogo, bem como os procedimentos de licenciamento dos órgãos ambientais quanto a autorização de uso alternativo do solo simplificado (agricultor familiar) no SINAFLOR+, e uso do fogo controlado no NATUUR. Também foram enviados os check lists das atividades mencionadas e as legislações pertinentes. Ao final da apresentação, houve um momento com perguntas e respostas dos participantes da reunião.

Além da Semace participaram da Câmara Temática o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) Órgãos Ambientais Municipais dos municípios que fazem parte da zona de amortecimento do PARNA entre outros.