Semace preside audiência pública para discutir implantação de usina solar em Tauá

20 de março de 2024 - 16:53

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) preside, nesta quinta-feira (21), audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) da Usina Solar Fotovoltaica – UFV Carnaúba, localizada no município de Tauá.

O evento acontece às 9h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Tauá. Líderes comunitários, organizações ambientais, sociedade acadêmica, civil e demais partes interessadas participarão para esclarecer dúvidas sobre o empreendimento. A audiência pública será transmitida ao vivo pelo canal da Semace no YouTube.

Empreendimento

A empresa responsável pelo empreendimento será a Carnaúba Energia Solar. De acordo com o projeto, o complexo solar incluirá cinco usinas (UFC Carnaúba I a V), com potência nominal de 192 Megawatts e potência instalada de corrente contínua de 268,32 MWp, ocupando uma área de 471,41 hectares. O investimento estimado para a implantação é cerca de R$ 607.000.000,00 (seiscentos e sete milhões de reais). Durante a fase de construção, prevê-se a criação de 325 postos de trabalho.

Saiba mais

A audiência pública representa uma etapa necessária para obter a licença de Instalação, que viabiliza a implementação do projeto. Durante o evento, a população tem a oportunidade de ter acesso a informações sobre o EIA/Rima, bem como sanar quaisquer dúvidas existentes sobre o empreendimento.

Após a exposição dos estudos e complementações, a proposta será submetida à análise do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para aprovação e emissão da licença pela Semace.