Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ articula ações de fortalecimento do programa no Ceará

16 de novembro de 2023 - 14:35

Texto e imagens: Ascom Sema

Visando dar continuidade à articulação para o fortalecimento das atividades previstas no Plano ABC+Ceará, o Grupo Gestor Estadual do Plano se reuniu na tarde da última terça-feira (13), no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). A reunião foi coordenada pelo técnico da SEMA, Wanderley Guimarães, da Célula de Gestão Territorial (Ceget), da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes).

De acordo com Guimarães, o Plano ABC+ é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que tem como objetivo diminuir as emissões de gases de efeito estufa dos sistemas produtivos, aumentar a sua produtividade e a sua resiliência às variações climáticas com metas previstas até 2030. “Representa um importante avanço na agenda climática do Estado para cumprir os acordos internacionais assinados pelo Ceará em direção à neutralização das emissões líquidas de carbono até 2050”, afirmou.

Além de elencar a estratégias convencionais sugeridas pelo Mapa (como Florestas Plantadas, Sistemas Irrigados, Sistemas Agroflorestais, Bioinsumos, Recuperação de Pastagens Degradadas, Manejo de Resíduos da Produção Animal e Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), o plano do Ceará, também reúne ações que estão fora das estratégias tradicionais, mas que são de fundamental importância para se atingir os objetivos do programa.

“Dentre essas ações, pode-se elencar o controle de queimadas e focos de calor, fornecimento de linhas de crédito, introdução de novos cultivares e sistemas produtivos mais sustentáveis e resilientes, pesquisas focadas na medição de estoque de carbono e melhoria do rendimento agrícola, aumento da eficiência hídrica e energética no meio rural, diversificação de renda no campo, incentivo à produção de orgânicos e à compostagem, preservação dos recursos naturais e regularização ambiental”, explica o técnico.

Encaminhamentos

Participaram do encontro, representantes das seguintes instituições: Federação da Agricultura do Est do Ceará (Faec), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Semace, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Banco do Nordeste, Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará (OCB/CE) e a Mogno e Mogno LTDA.

A agrônoma, Viviane Gomes, da Codes, informou que o ABC+, no âmbito do estado do Ceará, é coordenado pela SEMA e elaborado pelo Grupo Gestor Estadual, composto por profissionais de diversas instituições públicas e privadas ligadas ao setor. “A governança do plano segue o modelo de gestão híbrida, descentralizada e participativa”, destaca. Em junho último, durante solenidade no Palácio da Abolição, o Plano ABC+Ceará foi lançado e contou com a participação e apoio de inúmeras autoridades.

Como principal encaminhamento da reunião, ficou definida a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o BNB. “E até o momento, os signatários do ACT serão SEMA, Semace, Aprece e Faec”, informa a agrônoma. Também foram listados: visita técnica em áreas que utilizam a tecnologia ABC+; plano de divulgação/comunicação do Plano ABC+, incluindo a confecção de cartilha, apresentação institucional e outras demandas mais para divulgação nas mídias das instituições do GGE, além de capacitações, lives e etc.

Sobre o Programa ABC+

De acordo com o Mapa, o Programa ABC+ “é a linha de crédito do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) destinada ao financiamento de tecnologias e sistemas de produção nas propriedades rurais, para promover uma agropecuária mais adaptada à mudança climática e também mitigadora de gases de efeito estufa”.

O Mapa desempenha o papel de Coordenação Nacional do ABC+, cuja governança inclui o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SINABC)”.