Semace acompanha reunião que aborda o monitoramento do ar na Amazônia

9 de novembro de 2023 - 16:53

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realiza até esta sexta-feira (10), o encontro “Monitoramento do Ar na Amazônia” de forma híbrida. O evento tem como objetivo reunir técnicos, acadêmicos, gestores públicos e membros da sociedade civil para discutir o monitoramento do ar na região. A gerente de Análise e Monitoramento, Liliane Guedes, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), acompanha o evento de forma remota. Durante o encontro, estão sendo discutidos tópicos como o uso de equipamentos de baixo custo, os impactos da poluição na saúde e na mudança do clima, além de tecnologias cidadãs para monitorar e apoiar a gestão da qualidade do ar.

Em colaboração com o Instituto Ar, o evento busca fomentar a troca de experiências entre instituições que já trabalham com essas novas tecnologias, fortalecendo iniciativas públicas e privadas que garantam o monitoramento do ar na região. Atualmente, os estados da Amazônia Legal não possuem equipamentos para monitorar a qualidade do ar, resultando em uma ausência de dados e de comunicação à população, o que é especialmente preocupante durante o período de seca e queimadas intensas.

O encontro reúne iniciativas que utilizam tecnologias de baixo custo para a produção de dados que permitem um maior conhecimento sobre as condições de qualidade do ar. Desde 2020, a região conta com uma rede em expansão formada exclusivamente por esses equipamentos, graças a uma iniciativa desenvolvida no estado do Acre. Essa inovação de gestão pode se tornar um grande ativo para a complementação das redes oficiais de monitoramento ainda inexistentes.

Diversas autoridades participam do encontro, incluindo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a diretora executiva do Instituto Ar, Evangelina Araújo, a diretora de Qualidade Ambiental do IBAMA, Rosangela Maria Ribeiro Muniz, a diretora científica do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ane Alencar, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Valente, e o secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro de Moura, entre outras autoridades.