Semace participa do seminário “Fogo no Ceará – Desafios e Perspectivas”, organizado pelo Ibama

13 de julho de 2023 - 16:01

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) compareceu ao Seminário “Fogo no Ceará – Desafios e Perspectivas”, promovido pela Equipe Técnica de Educação Ambiental do Ibama no Ceará, nesta quinta-feira (13). O evento ocorreu na EEBTI Raimundo Uro de Meneses, no bairro Flores, em Amontada, e contou com a presença de instituições públicas e da sociedade civil, representadas por municípios como Itapipoca, Itapajé, Aracaú, Paracuru e Tururu.

Durante o seminário, foi explicado que o fogo é uma técnica amplamente utilizada na agricultura, principalmente por ser uma questão cultural para os agricultores. No entanto, essa prática não é a principal causa de incêndios florestais no estado. Outras atividades, como a queima de resíduos e a limpeza de terrenos próximos às rodovias, são responsáveis pelos grandes incêndios identificados no Estado.

A queima controlada, diferentemente do incêndio, é uma técnica que pode ser autorizada e usada de forma consciente e com técnicas adequadas. O seminário apresentou alternativas para substituir o uso do fogo pela agrofloresta. Ana Maria, fiscal ambiental da Semace presente no evento, enfatizou que a agrofloresta é um modelo agrícola que combina a produção de alimentos e a preservação das florestas, trazendo benefícios para ambos os ecossistemas. A qualidade do solo pode ser melhorada e os recursos naturais, que são conservados nesse sistema, podem contribuir diretamente para o cultivo e manejo de diversos produtos.

O evento gerou ideias para representantes de municípios e entidades civis, que podem utilizar políticas públicas para minimizar o uso do fogo de forma consciente.