Semace preside audiência pública sobre aterro sanitário em Tianguá

28 de junho de 2023 - 10:52

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Tianguá, nesta terça-feira (27), debateu sobre a instalação de aterro sanitário, da empresa Aliança Ambiental LTDA, que deverá atender os municípios da Serra da Ibiapaba. Estiveram presentes representando a Semace, a diretora de Controle e Proteção Ambiental, Emanuelle Leitão, responsável em presidir a audiência, Marcelo Soares, técnico do setor de Licenciamento e o economista do setor de análise e monitoramento (GEAMO), Nelci Gadelha, dentre outras autoridades.

“A audiência é uma etapa muito importante do licenciamento ambiental por garantir a participação popular na análise de empreendimentos e atividades, em regra, sujeitos à elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima)”, ressaltou Emanuelle Leitão.

A equipe de técnicos da Semace esteve na região de Tianguá para analisar a viabilidade do projeto. Depois, um documento com o parecer técnico será encaminhado ao Coema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) para votação.

O aterro sanitário irá tratar resíduos de classe II A e II B, caracterizados como não perigosos, não inertes e inertes, respectivamente. O empreendimento deverá ser constituído por 26 células, 01 galpão de triagem, sistema de tratamento de lixiviado e setor administrativo, ocupando uma área de cerca de 34 hectares.

A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (Rima).