Audiência Pública sobre HUB de Hidrogênio Verde ocorrerá dia 22 de Junho

24 de maio de 2023 - 18:40

 

No dia vinte e dois de junho (22/06) ocorrerá a audiência pública referente ao HUB de Hidrogênio Verde da empresa Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. A audiência será no Auditório do Porto do Pecém (prédio administrativo da CIPP), situado no Bloco de Utilidades e Serviços – BUS, na Esplanada do Pecém, S/N, Distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante/CE as 10 (dez) horas da manhã. A audiência é uma etapa muito importante do licenciamento ambiental, por garantir a participação popular na análise de empreendimentos e atividades, em regra, sujeitos à elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

O Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Complexo do Pecém visa fornecer área e infraestrutura para o desenvolvimento de um novo pólo de produção de energia limpa. O Hidrogênio Verde do Hub será produzido a partir da eletrólise de água e utilizando-se fontes de energias renováveis como exemplo, a energia solar e a eólica. Dessa forma, o hidrogênio verde será armazenado, preferencialmente em formato de amônia verde e, dessa forma, não haverá a emissão de gases do efeito estufa na produção de energia.

O objetivo do empreendimento é viabilizar uma área dentro do Complexo Industrial e Portuário
do Pecém para o desenvolvimento de projetos de Hidrogênio Verde, colocando, dessa forma,
o Ceará como protagonista no processo industrial de produção de energia verde que poderá ser utilizada em substituição aos combustíveis fósseis, trazendo com essa implantação grandes vantagens socioambientais às fontes utilizadas atualmente, pois atuarão no processo de descarbonização do planeta.

O EIA/RIMA foi elaborado pela MRS Estudos Ambientais, que fez amplo estudo socioambiental, além dos estudos de alternativas locacionais, sendo a área escolhida a que apresentou maiores vantagens socioambientais, operacionais e logísticas.

Sobre o Eia/Rima

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos que apresentam os estudos realizados na área que se pretende instalar o empreendimento e debatem sobre a viabilidade do empreendimento com o órgão ambiental licenciador e com a comunidade.

A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).