Superintendente da Semace participa da cerimônia da Assinatura dos acordos Green Hydrogen Corridor e do Green Ports Partnership

10 de maio de 2023 - 13:31

Superintendente da Semace, Carlos Alberto, participou da cerimônia da Assinatura dos acordos Green Hydrogen Corridor e do Green Ports Partnership, hoje (10) na Esplanada do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A cerimônia de assinatura do Green Hydrogen Corridor (Corredor de Hidrogênio Verde), entre Porto do Pecém e Porto de Roterdã, e do Green Ports Partnership (Parceria de Portos Verdes), entre Países Baixos e Governo do Ceará tem a presença do primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, e o governador Elmano de Freitas.

A partir dessa assinatura a instalação do hub de hidrogênio verde no Complexo do Pecém, coloca o Ceará como o primeiro estado do país e da América Latina a desenvolver essa energia limpa. A escolha do Complexo do Pecém é estratégica, pelo seu alto potencial solar e eólico, algo fundamental para a produção da energia, pela sua localização e oferta de infraestrutura para o escoamento desse produto ao mercado internacional, o que trará desenvolvimento econômico, social e ambiental para o povo cearense.

O hidrogênio verde é um tipo de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis de energia, como a energia solar e eólica, utilizando eletrólise da água, um processo que separa as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, utilizando eletricidade para dividir as moléculas.

O hidrogênio verde é considerado uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis, pois é produzido a partir de fontes de energia renováveis, o que significa que a sua produção não emite dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa. Além disso, pode ser utilizado como uma fonte de energia limpa em uma variedade de setores, como transporte, indústria, eletricidade e aquecimento.

O estado do Ceará foi pioneiro na regulamentação da produção de hidrogênio verde no Ceará, quando em 2022, aprovou por meio do Conselho Estadual do Meio Ambiente, a Resolução Coema nº 03/2022 trazendo avanços ambientais e segurança jurídica para os empreendedores que investem no estado.