Titular da Semace fala sobre hidrogênio verde em curso de capacitação

7 de dezembro de 2022 - 16:24

Nesta quarta-feira (07/12), o superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, foi um dos palestrantes do curso de capacitação H2Verde, promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com Agência de Cooperação Alemã (Giz), ocorrido na sala de reunião do centro tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O curso tem como objetivo capacitar futuros profissionais brasileiros que atuarão na cadeia do H2Verde, desde a produção de H2 até o uso final (Power-to-X). O projeto H2Brasil apoia o aprimoramento das condições legais, institucionais e tecnológicas para o desenvolvimento de um mercado de hidrogênio verde no Brasil.

Na ocasião, o titular da autarquia falou sobre licenciamento ambiental de hidrogênio verde no Ceará. “Nós temos condições atrativas para produção de hidrogênio verde, com complementariedade de sol durante o dia e ventos mais fortes durante a noite. Além do Porto do Pecém e da única free zone em operação do Brasil. Temos também a primeira e ainda a única resolução que trata de hidrogênio verde no Brasil, que é a Resolução de n• 03 de 2022. Essa resolução foi fruto de trabalho da nossa equipe multidisciplinar de técnicos da Semace”, destacou Alberto.

O aprimoramento da expansão do mercado de H2V é uma peça fundamental na redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e na contribuição para a descarbonização da economia brasileira.