Equipe da Diretoria Florestal da Semace participa de encontro nacional em Brasília para debater diretrizes do CAR

2 de dezembro de 2022 - 13:43

A coordenadora e a articuladora da Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Aline Zumba Cysne e Aline Carneiro, respectivamente, participam do IX Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural em Brasília, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro no Centro de convenções Israel Pinheiro (DF).

O encontro tem como objetivo promover a cooperação técnica entre o Serviço Florestal (SFB) e os órgãos e instituições competentes das unidades federativas, subsidiando a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o avanço da agenda de regularização ambiental dos imóveis rurais do país.

O evento é uma realização do (SFB), órgão integrante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O encontro reúne representantes por unidade federativa e integrantes da instituição responsável pela gestão do CAR de seus respectivos estados. A programação conta, ainda, com discussões sobre, melhorias gerais do Sicar, regularização fundiária e ambiental e observatório da agropecuária.

Na oportunidade, a equipe da Semace aproveitou para buscar conhecimento ao longo do evento e acompanhar as discussões sobre as melhorias do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).
“Estarmos acompanhando as melhorias e implementações do Sicar, os avanços da agenda de regularização ambiental, além da importante troca de experiências com os estados”, informa Aline Zumba Cysne

Saiba Mais:

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico de combate ao desmatamento.

Em maio de 2016, a Semace, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Amazônia celebraram o Contrato de Colaboração Financeira Não Reembolsável Nº 16.2.0083.1, cujo objeto trata do financiamento do Projeto Cadastramento Ambiental dos Imóveis Rurais no Estado do Ceará, como objetivo de apoiar a implementação do Cadastro Ambiental Rural.

 

Foto: Divulgação